Menu

Aliança apresenta o PACUERA da Usina de Funil

Aliança apresenta o PACUERA da Usina de Funil

Em duas reuniões ocorridas nos dias 6 e 7 de março, em Lavras e Perdões, a Aliança apresentou o Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório Artificial – PACUERA – da Usina de Funil. Participaram 27 pessoas entre moradores, lideranças, governantes e entidades como Ibama, Comitê da Bacia, dentre outros.

Guilherme Bretas, coordenador da UHE Funil, explica que a ação visa atender à condicionante ambiental, prevista na licença de operação do empreendimento. “O PACUERA é um valioso instrumento de planejamento disponível para consulta dos representantes do poder público local. É importante também para a sociedade civil e demais entidades conhecer as regiões, zonas e os múltiplos usos do reservatório“. conclui.

O Plano foi elaborado com base em diagnósticos ambientais já existentes sobre o reservatório e atualizado com informações e diretrizes da legislação municipal, como os planos diretores das cidades do entorno, normas ambientais e estudos do uso e ocupação do solo e características físicas locais (qualidade da água, relevo, tipo de solo, etc). Essas informações, aliadas a avaliação das fragilidades e potencialidades ambientais, compõem o zoneamento ambiental da área de entorno, foco do documento.

 

Zoneamento ambiental do reservatório da UHE Funil

 

O reservatório da UHE Funil é um importante atrativo turístico da região. A praia de Macaia e da Comunidade do Funil são exemplos de locais de lazer aproveitados tanto pela população quanto por turistas em busca de belas paisagens. Outros empreendimentos também se beneficiam da formação do lago como condomínios, produtores de peixes, restaurantes e pousadas.

Confira fotos das reuniões e do reservatório da UHE Funil na nossa galeria de imagens.

© Copyright 2015 Aliança Geração de Energia S.A. - Todos os direitos reservados