Menu

Aliança Energia apoia projetos de geração de trabalho e renda

Aliança Energia apoia projetos de geração de trabalho e renda

A Aliança Energia atua com o compromisso de agregar valores sociais, ambientais e econômicos às comunidades onde está inserida, contribuindo para o desenvolvimento local e a melhoria da qualidade de vida dos moradores.

Um exemplo disso é o apoio a projetos sustentáveis que incentivam a profissionalização da mão-de-obra e a geração de trabalho e renda. Esse é o caso da Iluminart, uma associação de costureiras do distrito de Mascarenhas, na cidade de Baixo Guandu, interior do Espírito Santo.

Lançado em junho, a associação está inserindo mulheres da comunidade no mercado formal de venda de produtos artesanais. Antes do projeto, existiam pessoas isoladas que gostavam de costurar, mas agora a região tem um grupo consolidado confeccionando roupas íntimas, vestuários por encomenda, estamparia e produzindo peças artesanais.

 

Esse é o segundo projeto apoiado pela Aliança Energia no território denominado BARI, formado pelas cidades de Baixo Guandu, Aimorés, Resplendor e Itueta, onde está localizada a Hidrelétrica Eliezer Batista. O primeiro foi a Associação de Catadores Unidos de Resplendor (Ascaures), lançado oficialmente em abril. O projeto é voltado para a coleta e seleção de resíduos sólidos, transformando lixo em trabalho e renda.

 

O que é Iluminart

Fundada em 2010, a Iluminart é uma associação de mulheres costureiras e artesãs. Atualmente, conta com 10 associadas e tem potencial para empregar 20 pessoas. Além de gerar trabalho e renda, a associação pretende ainda contribuir com a capacitação de pessoas que queiram se inserir nesse mercado de trabalho.

O grupo foi selecionado pelo Programa AGIR, promovido pela Fundação Vale com apoio da Aliança Energia, visando à melhoria de sua produção e aumento da renda dos atendidos pelo projeto.

© Copyright 2015 Aliança Geração de Energia S.A. - Todos os direitos reservados