Menu

Aprendendo a preservar e respeitar o Meio Ambiente

Aprendendo a preservar e respeitar o Meio Ambiente

Os 175 alunos da Escola Municipal Fernão Dias Paes, no município de Ibituruna/MG, trabalharam durante todo o ano letivo o tema ‘Preservação do Meio Ambiente”. A iniciativa foi proposta pela Secretaria de Educação do município, com o objetivo de recuperar nascentes e aumentar as áreas verdes do município, sobretudo em propriedades rurais.

A Aliança Energia apoia e incentiva iniciativas como essa e, para contribuir com o projeto, conseguiu a doação de 148 mudas de espécies nativas para serem plantadas em propriedades rurais da região.

As atividades foram trabalhadas tanto em sala de aula, com o estudo das espécies nativas, produção de desenhos, maquetes, objetos produzidos a partir de materiais recicláveis, como também ações em campo, como o plantio efetivo das mudas. Os alunos realizaram visitas a fazendas para conhecerem de perto as árvores pesquisadas, já na fase adulta. Cada turma ficou responsável por uma espécie e foi batizada com seu nome durante todo o período de realização do projeto.

No dia 28 de outubro, uma feira cultural, cujo tema “Cultivar e guardar a criação – Responsabilidade com o Meio Ambiente”, marcou o encerramento das atividades realizadas ao longo do ano.

Através de uma peça teatral sobre o tema da preservação ambiental, e a abertura das salas de aula para exposição de tudo que foi produzido ao longo do ano, os alunos puderam compartilhar com familiares e convidados todo o conhecimento que adquiriram sobre o bioma e as espécies da região.

O resultado? Trabalhos criativos e sustentáveis.

“As árvores nos dão o ar, protegem as nascentes, fazem a água infiltrar na terra e evita erosões. Por tudo isso, aprendemos que devemos proteger e cuidar das árvores.”

Lucas Rafael do Nascimento, 10 anos, aluno do 5º ano

 

 

“Ao abraçarmos esse projeto, estamos compartilhando ideias, dividindo experiências, absorvendo conhecimento e mudando a mentalidade das pessoas sobre a responsabilidade de preservação do meio ambiente.”

Queila Sousa Teixeira, Secretária de Educação de Ibituruna

 

 

” O envolvimento da comunidade foi de extrema importância. Os familiares dos alunos se mostraram muito engajados em trabalhar com as crianças nos projetos, dando ideias e ajudando a construir objetos com materiais recicláveis.”

Lenice Braga, diretora da Escola Estadual Fernão Dias

 

 

© Copyright 2015 Aliança Geração de Energia S.A. - Todos os direitos reservados