Menu

Curta Animação

Promover uma discussão sobre a preservação ambiental aliada à arte do cinema. Esse é principal objetivo do projeto Curta-Animação, realizado com alunos das escolas da rede pública de Aimorés e Lavras/MG. O resultado deste projeto, implementado desde 2015, foi a produção de dois vídeos, de cerca de 5 minutos de duração, produzido pelas crianças e adolescentes, com o apoio técnico de um instituto.

Os participantes são instigados a eleger um tema, desenvolver o roteiro, cenários e personagens utilizando diversos materiais, sob a orientação de professores e monitores especializados.O lançamento do filme ocorre na escola e nas comunidades envolvida com sessões de cinema e também sessões ao ar livre.

Ao participar deste projeto, alunos, professores e a comunidade participam coletivamente de um processo de aprendizagem, desenvolvimento social, inclusão cultural e valorização das habilidades.Os curtas produzidos nas oficinas são inscritos em prêmios e festivais nacionais e internacionais com o objetivo de alcançar cada vez mais espectadores.

“Os segredos do rio Grande”


O filme apresenta como temática a reflexão de que a preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes. Com suas águas cristalinas, o rio Grande traz segredos, belezas e também benefícios. É preciso mantê-lo limpo, sem lixo, cuidar das nascentes e preservar as matas ciliares para que toda essa riqueza se mantenha por muitos anos. Foi produzido por 30 alunos da Escola Municipal Sebastião Vicente Ferreira e Escola Municipal Álvaro Botelho (Lavras/MG). As ações de lançamento do vídeo contaram com um público de mais de mil pessoas. E o filme está concorrendo a prêmios e festivais.

“O que vimos aqui não foi apenas um filme, foi a materialização da educação enquanto ferramenta de transformação de crianças e jovens.”

Dieikson Carvalho, Superintendente Educacional da Secretaria de Educação de Lavras

“A Aliança está de parabéns. Nós nunca vimos aqui na comunidade um evento dessa qualidade. O projeto engrandece nossa comunidade, nosso rio e nossas crianças.”

Alessandro Ribeiro, morador da Comunidade do Funil e integrante da Cooperativa de Pescadores – Cooperfunil

As Aventuras do Chauá


Filme faz um alerta sobre a necessidade de preservação do Papagaio Chauá, espécie endêmica da Mata Atlântica e ameaçada de extinção. Foi produzido por 24 estudantes do 9º ano da escola municipal Santo Antônio do Norte, Aimorés/MG.

Prêmios:
– MELHOR FILME NACIONAL no 6º Festival Internacional Pequeno Cineasta – Categoria Nacional Criança
– MELHOR ROTEIRO no 11º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões – TROFÉU CACTO DE OURO
– Melhor Exemplo em Fauna – VII Edição do Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade e amor à Natureza

O projeto submetido ao Prêmio Hugo Werneck contempla todas fases do processo de Educação Ambiental realizado sobre o chauá na região, considerando a produção de conteúdo para as campanhas educativas, elaborado a partir do conhecimento adquirido durante os anos de monitoramento da espécie; atividades de sensibilização dos estudantes por meio do Concurso de Desenhos e Frases, com posterior produção dos calendários com os 12 melhores de cada categoria; e, como encerramento desse processo educativo, a realização do Projeto Curta Animação com os estudantes de Aimorés.

Participações:
– 15º Festival Internacional de Cinema Infantil – FICI 2017, em 6 cidades brasileiras em salas de cinema da rede CINEMARK
– 3º Festival de Cinema de Caruaru / PE
– 8º CineCongo – Festival Audiovisual da Paraíba
– 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes/MG
– 3º Festival de Cinema de Três Passos/RS
– 10ª Baixada Animada – Mostra Ibero Americana de Cinema de Animação/RJ
– 6º Festival de Animação de São Gonçalo/RJ
– 6º Festival de Cinema Socioambiental – Cinecipó
– 40º Festival Guarnicê de Cinema – São Luiz/MA

Educação Ambiental Intinerante
Parque Botânico
Centro de Educação
Curta Animação
© Copyright 2015 Aliança Geração de Energia S.A. - Todos os direitos reservados