Menu

Travessia por balsa facilita o deslocamento da população rural

Travessia por balsa facilita o deslocamento da população rural

 

A balsa da Barra é a forma de transporte mais rápida e prática para a população da zona rural dos municípios de Itumirim e Ibituruna, próximos à Usina de Funil. Sem ela seria preciso percorrer aproximadamente 50 km a mais para essa travessia. A Aliança Energia mantém um convênio para subsidiar o fornecimento de combustível com a Associação dos Usuários da Balsa da Barra, que administra o equipamento. Recentemente, a empresa também apoiou a reforma da balsa.

Para Regis Pereira Venturim, engenheiro agrônomo, essa ação da empresa representa o seu compromisso em restituir os caminhos existentes antes da presença do lago, unindo em uma única embarcação, o que antes era feito por três embarcações. Antes, a balsa que fazia a travessia do Rio grande aproveitava a força da correnteza para se deslocar de um lado para o outro, virando apenas o leme. Regis explica que foi construída uma nova balsa com motor, que foi homologada pela Marinha.

“Sem a balsa, as pessoas que vivem e trabalham nas fazendas teriam mais dificuldade pra atravessar de um lado para outro.”

Ermínio Borges, condutor da balsa desde o início de seu funcionamento

 

 

 

A balsa da Barra em números:


Funcionamento

  6 anos

Média de

  6 travessias por dia

Horário

  6h às 16h

 


Saiba mais sobre os municípios ligados pela balsa da Barra:

 

:: Ibituruna

Ibituruna é um município com uma população de 2.865 habitantes. Seu nome é de origem tupi, e significa “serra negra”. É conhecida historicamente como o “berço da pátria mineira”, pois foi o primeiro povoado fundado em Minas Gerais, por Fernão Dias Paes Leme. Ao estabelecer o arraial, o bandeirante deixou como marco no local uma pedra, que até hoje pode ser observada pelos turistas.

A cidade está situada entre o rio das Mortes e o rio Grande, e a pesca é sua principal atividade econômica. Devido à fartura de peixes, como o Dourado, a região atrai muitos pescadores. A cachaça, o licor e os doces caseiros fabricados em Ibituruna são também alguns dos principais produtos de exportação.

:: Itumirim

Localizado às margens do rio Capivari, o distrito de Itumirim faz parte do município de Lavras, em Minas Gerais, e sua população é de 6,647 habitantes. Seu nome é de origem tupi, e significa “cachoeira pequena”. Tornou-se um lugar histórico, pois os bandeirantes o utilizavam como passagem para as minas de ouro.

A região tem como principal atividade econômica o turismo ecológico. Possui belas paisagens naturais, com trilhas e serras propícias para a prática de esportes radicais, um cânion conhecido como Pirambeira, e uma variedade de cachoeiras, como por exemplo a Cachoeira das Aranhas, Cachoeira do Engenho, Cachoeira do Paraíso, Cachoeira das Andorinhas e Cachoeira dos Cruzes.

 

© Copyright 2015 Aliança Geração de Energia S.A. - Todos os direitos reservados