Vida moderna e a conservação da biodiversidade

Biodiversidade

Todas as formas de vida. Assim podemos traduzir o termo “Biodiversidade”, tema do Concurso de Redação deste ano. A diversidade biológica, como o próprio nome indica, descreve a riqueza e a variedade do mundo natural. Nele estão contidas as plantas, os animais e os microrganismos necessários à vida na terra e, consequentemente, à vida humana.

Para se ter uma ideia da riqueza ambiental do nosso país, o Brasil possui a maior diversidade de espécies no mundo. São seis biomas terrestres e três ecossistemas marinhos. Nele, vivem 103.870 espécies animais e 43.020 espécies vegetais…falando das espécies já conhecidas e catalogadas pela ciência. Isso corresponde a cerca de 20% do total de espécies do planeta.

 

 

O que pode impactar a biodiversidade?

A poluição, o uso excessivo dos recursos naturais, a intervenção humana em habitats naturais, o volume de lixo causado pelo consumo excessivo são alguns exemplos que podem impactar significativamente a biodiversidade.

O assunto está sendo tão amplamente discutido que esse ano o Dia Mundial do Meio Ambiente teve como tema “Mares Limpos”, o maior movimento mundial de luta contra o lixo marinho.

Você já pensou sobre como pode contribuir para preservar a biodiversidade? A gente preparou algumas dicas pra você, confira.