Vida moderna e a conservação da biodiversidade

Regulamento

Concurso de Redação 2018

1. TEMA:
Vida moderna e a conservação da biodiversidade.

2. OBJETIVO
O Concurso de Redação, promovido pela Aliança Geração de Energia S.A., visa estimular alunos da rede pública do Ensino Fundamental dos municípios de atuação da Hidrelétrica de Aimorés, (Aimorés, Itueta e Resplendor (MG)) e da Hidrelétrica de Funil (Ijaci e Lavras (MG)) a refletir sobre formas de consumo consciente, com menos impacto à biodiversidade e mais qualidade de vida para todos.

3. PARTICIPANTES
Confira a lista das escolas no site aliancaenergia.com.br/concursoredacao.

4. COMO PARTICIPAR
Os alunos do 9° ano das escolas participantes no Concurso deverão preencher o formulário de inscrição e elaborar a redação com o tema “Vida moderna e a conservação da biodiversidade”.
O Regulamento completo com todas as informações necessárias, bem como o formulário de inscrição e a folha de redação estão disponíveis nas escolas participantes.

5. DA REDAÇÃO
Regras gerais:
• Cada aluno poderá participar com apenas uma redação;
• A redação deverá retratar a ideia central e ser diretamente relacionada ao tema;
• Na folha de rosto da redação não deverá constar qualquer identificação do aluno;
• As redações deverão ser individuais.
• As redações não podem ser de caráter comercial, ou institucional com finalidade publicitária, ou de promoção a pessoas físicas, jurídicas, organizações ou clubes.
• Caberá às escolas, à comissão organizadora e ao júri oficial definirem redações não apropriados para o concurso.
• A redação deverá ter entre 15 (quinze) e 25 (vinte e cinco) linhas e ser manuscrita em português pelo aluno participante, com caneta esferográfica azul ou preta.
• A redação deverá conter um título, retratando a mensagem principal apresentada no texto.
• O aluno participante deverá ser livre ao redigir suas ideias quanto ao tema proposto, não sendo permitida a intervenção de outrem na produção do texto.
• Só serão consideradas as redações manuscritas pelos alunos.

5.1. AVALIAÇÃO DA REDAÇÃO
O Concurso seguirá os seguintes critérios de avaliação:
1. Ortografia e Gramática, estrutura dissertativa e número de linhas – Avaliação da escola
2. Domínio do tema – Avaliação da equipe da Aliança Energia
3. Argumentação, coesão e objetividade – Avaliação final da comissão julgadora

As escolas, a equipe da Aliança Energia e a comissão julgadora farão a avaliação e seleção dos trabalhos premiados, um de cada município participante. A avaliação das redações será feita em três etapas:

Etapa 1: Avaliação da equipe socioambiental das Usinas (eliminatória)
• Nesta etapa será avaliada a adequação ao tema, entendida como a conformidade obrigatória entre o texto e o tema proposto neste regulamento;
• A redação será desconsiderada caso não tenha coerência com o tema e/ou for ilegível;
• Originalidade e ineditismo. O texto, que deverá ser de autoria do aluno, não poderá ter sido publicado em quaisquer mídias ou participado em concursos anteriores.

Etapa 2: Classificatória: avaliação pela comissão julgadora
• Originalidade / Criatividade;
. Clareza e coesão no desenvolvimento das ideias;
• Propriedade e variedade de vocabulário.

6. CRONOGAMA:

DATA ATIVIDADE
28 de setembro Prazo final para entrega das redações selecionadas pelas escolas – em caso de envio pelos correios, será considerada a data da postagem
31 de outubro Prazo final para seleção das 50 redações que apresentaram maior domínio do tema – A seleção será feita pela equipe da Aliança Energia
9 de novembro Prazo final para seleção das redações vencedoras em cada município
14 de novembro Divulgação dos vencedores

7. DA PREMIAÇÃO:
Serão consideradas vencedoras as cinco (5) redações, uma por município participante.

8. CRITÉRIO PARA DESCLASSIFICAÇÃO
Trabalhos rasurados, incompletos, sem identificação, sem o formulário de inscrição ou que não tenham relação com o tema serão desclassificados.

9. PRESCRIÇÕES DIVERSAS:
Ao realizarem a redação, os alunos participantes, bem como os responsáveis por estes, estarão automaticamente submetendo-se às normas estabelecidas neste regulamento.

Ao inscrever-se para participar do Concurso, nos termos deste regulamento, o participante estará automaticamente autorizando os realizadores a utilizarem, de modo gratuito, definitivo e irrevogável, o seu nome, imagem e som de voz em qualquer veículo de imprensa, mídia ou Internet, para divulgação do Concurso, cedendo também aos realizadores todos os direitos autorais por tempo indeterminando relativos às redações criadas para este concurso, que passarão a ser de sua propriedade.

As autorizações descritas acima não implicam em qualquer obrigação de divulgação ou de pagamento de qualquer quantia por parte dos Realizadores. Pelo simples ato de inscrição neste Concurso, o participante ainda autoriza, reconhece e aceita que os dados pessoais e demais informações, inclusive os submetidos por meio do formulário de participação, passam a ser de propriedade dos Realizadores, que poderão utilizá-los para os fins necessários à adequada realização deste Concurso, sem que qualquer valor seja devido ao participante.

O participante, neste ato, assume plena e exclusiva responsabilidade pela redação que produzir, por sua titularidade, originalidade, incluindo, sem limitação, responsabilidade por eventuais violações à intimidade, privacidade, honra e imagem de qualquer pessoa, a deveres de segredo, à propriedade industrial, direito autoral e/ou a quaisquer outros bens juridicamente protegidos, eximindo os Realizadores de qualquer responsabilidade relativamente a tais fatos, aspectos, direitos e/ou situações.

O participante reconhece e aceita expressamente que os Realizadores não poderão ser responsabilizadas por qualquer dano ou prejuízo oriundo da participação neste Concurso ou da eventual aceitação do prêmio.

As decisões da comissão julgadora são soberanas, delas não cabendo recurso em qualquer instância.

As Redações selecionadas poderão ser utilizadas pela Comissão julgadora e organizadora do concurso, objetivando a divulgação dos trabalhos executados, sem fins comerciais.

Poderão ocorrer alterações no decorrer do concurso, desde que seja a vontade da maioria dos representantes da comissão e não acarretem prejuízo aos participantes