20 anos de operação da UHE Porto Estrela

No dia 4 de setembro a Usina Hidrelétrica Porto Estrela celebrou seu 20º aniversário de operação

Este marco é celebrado também por ter 100% da mão de obra empregada na Usina nas funções de operação e manutenção, vigilância e conservação e limpeza, ocupadas por pessoas naturais de Joanésia/MG. Para Guilherme Bretas, Gerente de Participações na Aliança Energia e Diretor de Operação no Consórcio, isso mostra o quanto a região e população evoluíram desde a chegada do empreendimento à região.

A usina se prepara ainda para um ciclo de intervenções de modernização ainda em 2021. É o único empreendimento do grupo Aliança, cuja participação acionária é de 66,7%, que funciona como compensador síncrono, sendo capaz de contribuir para a qualidade da energia do sistema interligado. A preocupação com a qualidade da energia sempre foi prioridade para a usina e os desafios para manter a excelência devem continuar para os próximos anos.

A programação, de 30/8 a 3/9, combinou eventos comemorativos da história e trajetória da usina e das pessoas que por ela passaram e também a Sipat, com palestras que relembraram a importância de temas relacionados à saúde e segurança.

Ronan Brandão, Supervisor de Operação da UHE Porto Estrela conta que os empregados foram homenageados, além de receberem uma surpresa das famílias. No dia 2 de setembro, em Joanésia, um evento presencial contou com a presença dos representantes da Aliança, RIP, Consórcio, fundadores da empresa PROMEL – empresa responsável pela operação e manutenção da usina à época – e também de autoridades municipais, seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19.

Sobre a Usina Porto Estrela

Localizada no rio Santo Antônio, na bacia do Rio Doce, em Minas Gerais, a usina tem capacidade instalada de 112MW e uma garantia física de 61,80MW médio. O nome – Porto Estrela – se deve ao fato de ter havido na região onde hoje é a usina, um porto de ancoragem para as embarcações, na propriedade de um senhor, cujo sobrenome era Estrela. Assim, houve a junção do nome Porto Estrela que batizou o empreendimento.

 

20 anos de operação da UHE Porto Estrela - Aliança Energia

Notícias Relacionadas

Uma resposta

  1. Boa noite!! É essencial e necessário o acompanhamento,manutenção e verificação das sirenes.Este teste faz valer a prevenção de acidentes. , evitando assim,como aconteceu a tragédia de Brumadinho,falta de responsabilidade e respeito a vida humana. !! Parabéns aos Gestores e demais administradores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *