8Rs: Ações simples que auxiliam na preservação do meio ambiente

Para comemorar o dia Mundial do Meio Ambiente (5), a Aliança promove posts de conscientização nas redes sociais e no canal do YouTube, durante todo o mês de junho. Entre as ações destacam-se a campanha do Plástico Zero e a produção de um vídeo sobre educação ambiental, que será lançado essa semana. Como parte dessa campanha, a empresa esclarece abaixo os “5R’s” do consumo e sustentabilidade.

Os 5R são ações que reduzem o impacto de más atitudes dos seres humanos sobre o planeta Terra: repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar. De acordo com a analista de relacionamento com a comunidade e autora do livro “Educação Ambiental – Juntos pelo meio ambiente” da Aliança, Tatiana Menezes Teixeira, são simples mudanças de comportamento que fazem a diferença. “Se pensarmos de forma individual, essas ações podem parecer pequenas, mas quando somamos o coletivo, os benefícios para a natureza são imensos. Ao mudar hábitos simples do nosso dia a dia a gente contribui para que nossos recursos sejam preservados”, explica.

Vamos relembrar os 8 Rs

Repensar: o início da mudança

Antes de consumir um produto, pense na sua real necessidade e no resíduo que poderá ser gerado. Você realmente precisa do que está comprando? Se você compra algo novo, o que faz com o antigo? Reflita sobre seus hábitos.

Reduzir: o consumismo

Reduzir o consumo, evitar desperdício e optar por itens que tenham maior durabilidade, imprimir frente e verso do papel, trocar livros e roupas entre amigos e familiares, usar lâmpadas econômicas, pilhas recarregáveis, embalagens retornáveis, comprar a granel, usar garrafas ou canecas no lugar dos copos plásticos, são outros ótimos exemplos fáceis de adaptar no dia a dia sem, necessariamente, mudar o seu padrão de vida.

Reaproveitar: reaproveitamento de materiais

Reaproveitar produtos significa dar uma nova utilidade para um item já usado e assim estender sua vida útil para evitar um novo processo de produção. Assim, potes de vidro viram recipientes para guardar alimentos, caixas de sapato se transformam em organizadores de objetos, sacolas de supermercado viram saquinhos de lixo, garrafas de vidro podem ser usadas como vasos etc.

Reciclar: é preciso

Esta opção diminui a necessidade de explorar novos recursos na natureza, custa mais barato do que produzir da maneira tradicional, já que exige menos energia e insumos, e gera emprego e renda para a população.

Tenha sempre o cuidado de comprar produtos que podem ser reciclados, assim você também estará contribuindo para um processo de produção mais limpo. A coleta seletiva também deve fazer parte do seu dia a dia.

Recusar: produtos que prejudicam o meio ambiente

Como consumidor, e corresponsável pela preservação dos recursos naturais do planeta, você pode se recusar a comprar produtos de empresas que não tenham compromisso com o meio ambiente e, consequentemente, geram impactos socioambientais significativos.

Reparar: Se tem conserto, conserte!

Se aquilo que quebrou pode ser consertado, a opção é a mais indicada do que fazer uma nova aquisição.

Responsabilizar-se: toda ação tem uma consequência!

Nesse princípio está a responsabilidade pelos impactos bons e ruins dos atos exercidos e que refletem no cotidiano.

Repassar: você também pode educar!

A preservação do planeta depende da união de esforços, por isso, é importante multiplicar informações que disseminem a importância do consumo consciente, para que, cada vez mais, pessoas se juntem à causa.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Notice: Undefined index: enable_pc in /var/www/html/public_html/br/wp-content/plugins/smart-marketing-for-wp/admin/class-egoi-for-wp-admin.php on line 1051


Notice: Undefined index: HTTP_REFERER in /var/www/html/public_html/br/wp-content/plugins/smart-marketing-for-wp/egoi-for-wp.php on line 251