Menu

Ações do leste ao sul de Minas celebram o Dia da Árvore

Ações do leste ao sul de Minas celebram o Dia da Árvore

Plantio de árvores, pintura de muro, palestras e oficinas mobilizam comunidades das áreas de atuação da Aliança Energia.

“A palavra convence, o exemplo arrasta”. A frase, de autoria desconhecida, cabe para ilustrar os esforços empreendidos pela Aliança Energia em promover a educação ambiental junto às comunidades das regiões onde atua. “Extrapolamos os muros da usina e fomos para as cidades, comunidades, para junto das pessoas“, comenta Renata Mercês, analista de relacionamento com comunidades na usina de Funil.

Entre doações de mudas e plantio de árvores; crianças, jovens e adultos são convidados a repensar e agir em prol do meio ambiente. No mês de setembro, quando se comemora o Dia da Árvore, as equipes das usinas de Aimorés e Funil realizaram uma série de ações dentro e fora das unidades.

Na região onde está instalada a UHE Aimorés, quase 130 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, produzidas no viveiro de mudas do Parque Botânico, foram doadas para a escola da comunidade Vila Neitzel, em Itueta/MG. Em Resplendor, está programada para dia 26/9 a pintura do painel na orla norte da cidade, com o tema do dia da árvore. “A cada novo painel tivemos a oportunidade de sensibilizar as pessoas para a proteção do meio ambiente e também de deixar registrado, para toda a cidade, a importância do papel de cada um na preservação“, conclui Tatiana Menezes, analista de relacionamento com comunidades na usina de Aimorés.

Já no sul de Minas, em área de preservação protegida pela Aliança, a proposta de plantio de mudas na APP, foi imediatamente abraçada pela escola Guilherme Henrique de Carvalho, da cidade de Lavras/MG. Os 30 alunos do 5º ano plantaram 15 mudas nativas às margens do reservatório da UHE Funil. A professora que acompanhou o grupo, Edna Terra, comentou a atividade:

Eu acho que foi uma coisa inédita para a maioria dos alunos. Estar em contato com a terra, ouvir sobre a preservação, poder plantar essas mudas completa tudo que trabalhamos na escola. Unir a teoria e a prática é extremamente enriquecedor para a aprendizagem e para a vida deles”, observa.

A Aliança mantém programas de reflorestamento às margens dos reservatórios das usinas de Aimorés e Funil. Só neste ano, mais de 20 mil mudas foram plantadas nas regiões leste e sul de Minas.


No Brasil, o Dia da Árvore foi criado em 1965. Desde então, ele é celebrado com ações que reforçam a importância da preservação do meio ambiente.


© Copyright 2015 Aliança Geração de Energia S.A. - Todos os direitos reservados