Aliança Energia lança vídeo 360º do Complexo Eólico Santo Inácio

Tour virtual proporciona ao visitante uma nova experiência de interação inclusiva

A partir desta quarta-feira, 15, data que se comemora o Dia Mundial do Vento, será possível fazer uma visitação virtual em 360º ao Complexo Eólico Santo Inácio (CESI), localizado no município de Icapuí, no Ceará. O vídeo é uma produção da Aliança Energia e tem duração de aproximadamente cinco minutos. Para assisti-lo no computador, o internauta deve utilizar o mouse ou a ferramenta direcional do YouTube para ter uma visão ampla das instalações do parque. Já no celular, basta passar o dedo pela janela do vídeo para girar a imagem e experimentar essa nova tecnologia. 

Com o tour virtual é possível conhecer todo o sistema de geração de energia eólica, aerogeradores, a subestação e a linha de transmissão conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIM). Os aerogeradores possuem 120 metros de altura montados sobre torres de concreto, pás de 57 metros de comprimento com potência de 2.1 MW cada. São equipados com um sistema que detecta a velocidade e direção do vento para reposicionar o aerogerador, visando melhor eficiência para geração de energia elétrica. São operados remotamente pelo centro de operação do fabricante das turbinas, possui em seu interior um elevador para até duas pessoas que facilita o acesso a nacele. Pode girar até 720° em seu próprio eixo e possui sistema de para-raios nas pás. O Complexo também conta com a Usina Fotovoltaica Flor de Mandacaru, que integra um projeto de pesquisa e desenvolvimento, conforme diretrizes da ANEEL com mais de 3.500 módulos e potência instalada de 1 MWp (megawatt-pico). 

Segundo o gerente de Eólicas e Solares da Aliança Energia, Christian Luz, o internauta terá a oportunidade de conhecer toda a estrutura do Complexo Eólico Santo Inácio. “Estamos inovando na forma de apresentar as instalações do CESI, sobretudo para aqueles que por questões físicas ou geográficas não teriam a oportunidade de nos visitar. Procuramos explorar ângulos variados com o tour virtual, proporcionando ao visitante uma nova experiência de interação segura, inclusiva e divertida”, conta. 

Disponível no canal do YouTube da Aliança Energia

Complexo Eólico Santo Inácio (CESI)

O Complexo Eólico Santo Inácio está localizado no município de Icapuí, no Ceará, e é composto pelos parques eólicos São Raimundo, Santo Inácio III, Santo Inácio IV e Garrote, com potência instalada de 98,7 MW. São 47 aerogeradores com capacidade de 2,1 MW cada.
“Com o complexo Eólico Santo Inácio, que completou quatro anos de operação em dezembro do ano passado, a Aliança Energia diversifica sua matriz e alcança maior segurança energética, uma vez que a energia eólica vem para complementar a geração hidrelétrica, além de ser uma iniciativa que se une ao esforço mundial de produzir energia com baixas emissões de gases do efeito estufa”, pontua Christian Luz. 

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.