ALIANÇA MARCOU PRESENÇA NO EVENTO JORNADA TÉCNICA PROMOVIDO PELO CBDB

O evento em comemoração aos 60 anos do CBDB – Comitê Brasileiro de Barragens que tem como missão difundir o conhecimento na área de engenharia de barragens no Brasil e no Mundo.

Realizado nos dias 23, 24 e 25 de Agosto o evento, que aconteceu de maneira remota, teve como objetivo principal realçar a importância da implantação e de critérios de operação de reservatórios para diversas finalidades visando o possível ambiente de estresse hídrico que se avizinha.

OPERAÇÃO DE PASS THROUGH – MOVIMENTAÇÃO DE SEDIMENTOS EM RESERVATÓRIOS

A engenharia acompanha os estudos que vêm sendo realizados, desde 2008, melhorando o entendimento de como o sedimento chega, transita e deposita no reservatório. A operação e o meio ambiente cuidam de toda a operação empenhando esforços técnicos e de logística para a execução do Pass Through.

ALIANÇA MARCOU PRESENÇA NO EVENTO JORNADA TÉCNICA PROMOVIDO PELO CBDB - Aliança Energia

O tema é muito relevante no cenário nacional, pois, a discussão do uso múltiplo da água está cada vez mais forte e ações de controle deverão ser executadas para minimizar os riscos de escassez.

Todos os reservatórios recebem anualmente uma certa quantidade de sedimentos transportados pelos cursos d’água, sendo que em algumas bacias, como a do Rio Doce, há aporte importante de sedimento.

ALIANÇA MARCOU PRESENÇA NO EVENTO JORNADA TÉCNICA PROMOVIDO PELO CBDB - Aliança Energia

Para o caso de Aimorés, a movimentação do sedimento ocorre dentro do reservatório, ou seja, o sedimento não chega a transpor o barramento. A operação de Pass Through visa movimentar o sedimento dentro reservatório usando a força da água no período de vazões mais elevadas transportando-os para regiões mais favoráveis à operação.

Para usinas cujo reservatório perdeu a capacidade, não é o caso de Aimorés, devem avaliar a viabilidade de executar a operação de Pass Through visando passar o sedimento para jusante e recuperar pelo menos parte da capacidade operacional.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *