Aliança realiza projeto de reflorestamento para conservação da Mata Atlântica

Hoje (27) é comemorado o Dia da Mata Atlântica, considerado o maior bioma brasileiro. Ele encontra-se entre o Piauí e o Rio Grande do Sul e está presente onde operamos as usinas hidrelétricas de Aimorés, no Leste de Minas e de Funil, no Sul do Estado.

A Aliança realiza diversos projetos que visam a preservação do meio ambiente, como a proteção do solo e dos recursos hídricos, a conservação de espécies vegetais e animais e a manutenção da diversidade genética nas áreas de influência dos empreendimentos. Entre esses projetos, está o de reflorestamento, que consiste em recuperar a cobertura vegetal das áreas dos nossos empreendimentos, por meio de diversas técnicas e métodos de restauração florestal.

No ciclo 2020/2021, realizamos o plantio de 42.263 mil mudas em uma área de 36,06 hectares nas usinas de Aimorés e Funil. Esse reflorestamento é realizado por meio de técnicas de plantio integral, adensamento, enriquecimento, nucleação, sistemas agroflorestais (SAF), condução da regeneração natural com isolamento da área e monitoramento conforme previsto nos Projetos Técnicos de Reconstituição da Flora (PTRF).

Além disso, a Aliança Energia realizou atividades de manutenção do plantio em áreas reflorestadas nos anos anteriores. São ações que vão desde o replantio de mudas ao coroamento, controle de formigas cortadeiras, adubação, abertura de aceiro e reparo das cercas, para evitar a entrada de animais e garantir a integridade da área em recuperação.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.