Menu

Aliança sedia 3º curso de fomento a bandas musicais em Aimorés

Aliança sedia 3º curso de fomento a bandas musicais em Aimorés

Neste final de semana, 6 e 7 de abril, no Parque Botânico da Aliança, músicos da região de Aimorés participarão da iniciativa pioneira no país, voltada às tradicionais bandas civis e associações musicais. O Curso de Fomento às Bandas e Corporações Musicais é uma realização da Orquestra Ouro Preto e conta com patrocínio da Aliança Energia, através da Lei de Incentivo a Cultura e já está em sua terceira edição.

Além dos três módulos (veja abaixo) os participantes do curso poderão concorrer ao Prêmio Orquestra Ouro Preto, cuja premiação é uma residência artística e musical de uma semana, com tudo pago, em São Paulo, visitando museus, teatros, orquestras e universidades,
abrindo oportunidade para práticas com músicos de referência.

Foto Iriz Zanetti – Orquestra Ouro Preto

Núcleo de Apoio a Bandas – O Núcleo foi criado pela Orquestra Ouro Preto com o objetivo de fomentar e capacitar regentes, professores e instrumentistas das tradicionais associações musicais do Brasil. Consultorias, oficinas, palestras, atividades práticas e teóricas, visando preservar e fomentar os ofícios da música. Desde 2016 prezando pela troca de experiências e o diálogo entre maestros, músicos e lideranças de associações musicais, o Núcleo já atendeu cerca de 20 bandas em todo o país, representando cerca de 500 músicos e musicistas de todas as idades.

 

Módulo I – Dias 06 e 07 de abril. Professor: João Paulo Moreira. Apresentação e trabalho utilizando o método desenvolvido pela Orquestra Ouro Preto.

Módulo II –Dias 04 e 05 de maio: Professores: João Paulo Moreira (metais), Maurício de Souza (madeiras) e Magno Bissoli (percussão). Trabalho individual focado em metais, madeiras e percussão. Trabalho coletivo utilizando método, com adição e novas músicas e prescrição de metodologia para aplicação no repertório tradicional da corporação.

Módulo III –Dias 14 e 15 de setembro: Professor: João Paulo Moreira. Foco na prática do conjunto, utilizando método de ensino e no repertório tradicional através das novas técnicas aprendidas nos módulos anteriores e aplicadas no repertório tradicional.

© Copyright 2015 Aliança Geração de Energia S.A. - Todos os direitos reservados