Aneel fiscaliza usinas

As usinas Amador Aguiar I e II e Funil estão entre os empreendimentos Aliança que receberam a equipe de inspeção técnica da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.

A fiscalização é parte da diretriz publicada este ano pela Agência que designou uma força-tarefa para avaliar, até maio, os quesitos de Segurança de Barragens e aderência aos Planos de Ação de Emergência (PAE) de 142 usinas hidrelétricas, em 18 Estados, além do Distrito Federal.

Aneel fiscaliza usinas - Aliança Energia

Na Usina de Funil, a inspeção aconteceu nos dias 28 e 29 de março e contou com a participação de profissionais do corpo técnico da empresa e de representantes das Defesas Civis dos municípios da área abrangida pelo Plano de Ação e Emergência – PAE.

Altieres Moreira, representante da Prefeitura de Ribeirão Vermelho, município localizado abaixo da Usina de Funil, comenta que o debate promovido durante o encontro foi importante para abrir caminho para que os municípios se aproximem das instâncias federais.

As informações apresentadas pela ANEEL nos ajudam a ter mais elementos para comunicar com a população. Temos feito um bom trabalho junto com a Aliança, que facilita muito para elaborar o Plano de Contingência do município. Sabemos que a usina é estável e os avanços que estão previstos para ainda esse ano irão colaborar para que as pessoas da cidade também fiquem cientes disso e de tudo que envolve o Plano de Contingência e Emergência“, comenta Altieres.

Aneel fiscaliza usinas - Aliança Energia
Sérgio Ribeiro Leite, representante da ANEEL, em reunião com Defesas Civis municipais

A inspeção realizada na UHE Funil confirmou as informações declaradas pela Aliança no Formulário de Segurança de Barragem, anexa ao Plano de Segurança do empreendimento, observa o representante da ANEEL, Sérgio Ribeiro Leite.

“AS INFORMAÇÕES PRESTADAS PELO EMPREENDEDOR JUNTO À ANEEL FORAM VERIFICADAS NA INSPEÇÃO DE CAMPO CONFIRMANDO, SEGUNDO OS REGULAMENTOS ESTABELECIDOS, QUE O EMPREENDIMENTO POSSUI NÍVEL DE RISCO BAIXO. CHAMA ATENÇÃO O BOM TRABALHO DESEMPENHADO JUNTO ÀS DEFESAS CIVIS MUNICIPAIS QUE APRESENTARAM ALTO GRAU DE MATURIDADE EM SEUS PLANOS DE CONTINGÊNCIA. É IMPORTANTE CONTINUAR A DESEMPENHAR UM BOM RELACIONAMENTO ENTRE AS PARTES ATÉ A TOTAL IMPLANTAÇÃO E COMPREENSÃO DO PLANO DE AÇÃO E EMERGÊNCIA”, CONCLUI

Willian Rosa, supervisor da UHE Funil, acompanhou todo o trabalho do grupo técnico e comenta as principais impressões sobre a inspeção de segurança realizada na usina.

Aneel fiscaliza usinas - Aliança Energia

Para a Aliança, as questões que envolvem a segurança de pessoas são, além de prioridade, um Valor. Ancorada à essa premissa, a empresa monitora sistematicamente a estabilidade de seus empreendimentos, garantindo que as manutenções ocorram conforme planejamento adequado, antecipando e corrigindo possíveis desvios.

Essa é a primeira etapa prevista pela ANEEL para este ano, que considera ainda a inspeção presencial a todas as barragens de hidrelétricas classificadas como “Dano Potencial Alto”, totalizando 335 empreendimentos, segundo informações divulgadas pela própria Agência.

No próximo dia 15/4, a Usina de Igarapava também participará do processo de fiscalização.

Confira mais imagens da inspeção realizada nas usinas:

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *