Artesanato complementa renda de comunidades em regiões de atuação da Aliança

O artesanato é uma das atividades mais antigas realizadas ao longo da história e, apesar de tantos avanços tecnológicos, continua sendo valorizado e passado de geração em geração, influenciando culturas por todo o mundo. Essa forma de arte é uma importante fonte complementar de renda também nas regiões onde a Aliança Energia atua com seus empreendimentos.

Nos municípios mineiros de Itueta e Resplendor, próximos à Usina de Aimorés, o artesanato em tecido se destaca nos panos de prato, toalhas de banho e de rosto, jogos de banheiro e de cozinha, peças de decoração infantis, entre outros.  A Associação das Mulheres Artesãs de Itueta e Região (AMAI) e a Associação Providart, de Resplendor, são exemplos de grupos apoiados pela Aliança e que produzem peças artesanais como forma de incremento da renda. Cada artesã, com uma habilidade diferente contribui com a produção, algumas na pintura, outras no bordado, outras ainda na costura.

Algumas peças ficam expostas na sede das associações e outras são feitas por encomenda.

Em Icapuí (CE), onde está instalado o Complexo Eólico Santo Inácio, de mãos talentosas surge o Labirinto, utilizando o entrelace de fios sobre uma trama têxtil em forma de tela a partir de tecidos finos que dão origem a grande diversidade de gravuras. De acordo com Joseane Viola Debortoli, analista de Relacionamento com a Comunidade, o labirinto representa uma das artes mais usadas pelas artesãs locais. “Deriva de uma gama extensa de trançados europeus, introduzidos no Brasil por intermédio da colonização portuguesa em meados do século XVII. A arte se desenvolveu de diversas maneiras, combinando elementos da cultura branca a tradições litorâneas já existentes”, explica Joseane.

Cada tela é derivada do desfiamento específico do linho ou outro pano semelhante, margeia-se de uma porção de tecido preservado, o qual forma meandros e figuras alongadas semelhante às paredes de um labirinto.

Dia do Artesão

Em 19 de março é celebrado o Dia do Artesão, com o objetivo de homenagear o profissional que contribui para enriquecer o folclore, a cultura, a história e o desenvolvimento de nosso país. A Aliança Energia presta sua homenagem a todos os artesãos.

O artesão é um profissional muito talentoso e criativo, que executa seu trabalho de forma manual e contribui para a cultura por meio de sua arte, o que é motivo de orgulho, conforme demonstrado pela artesã icapuense, Maria Valdícia Rebouças.

“Faço parte da rede de artesãos de icapuí. Vendemos nossos produtos em conjunto aqui no box 2 do mercado. Faço muitas bonecas de pano em vários tamanhos e modelos no ateliê da Boboça. Tenho muito orgulho do meu trabalho e de ser conhecida como a artesã Boboça aqui em icapuí.” Maria Valdícia Rebouças, artesã do bairro Melancias de Baixo, em Icapuí

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *