Caatinga é tema de ações de educação ambiental da Aliança no Nordeste

Mais de cinco mil alunos e professores de escolas da região de atuação dos projetos eólicos Gravier e Acauã, terão acesso ao material produzido pela Aliança Energia no mês de junho, no qual se comemora o dia do Meio Ambiente. A cartilha sobre fauna e flora da Caatinga está sendo distribuída na rede municipal de ensino, da educação infantil ao ensino médio, dos municípios de Icapuí/CE e no Rio Grande do Norte em Santana do Matos, Lagoa Nova, Tenente Laurentino Cruz, São Vicente. Caatinga é tema de ações de educação ambiental da Aliança no Nordeste - Aliança Energia

Informações que conscientizam

Logo na primeira página da cartilha, que é toda ilustrada, um convite para professores e alunos aprenderem sobre a fauna e flora da caatinga e conhecerem também os projetos Eólicos. Nas demais páginas,  informações sobre o conceito de caatinga, o que são os biomas, espécies de plantas da caatinga como carnaúba, coroa-de-frade e mandacaru e ainda curiosidades sobre alguns animais da região, entre eles, o tatu-bola e as aves urutau, corrupião e cardeal-do-nordeste.

Cordel Caatinga é tema de ações de educação ambiental da Aliança no Nordeste - Aliança EnergiaA literatura de Cordel também é um destaque. O cordelista Jota Gomes, da comunidade de Ariza, em Icapuí/CE, que iniciou suas atividades como repentista em 1995 tem participação especial. O objetivo é ampliar o conhecimento da comunidade escolar local sobre o bioma caatinga, a literatura de Cordel para preservar a cultura do Nordeste, o que é energia eólica, verificando a importância das energias renováveis e as ameaças ao bioma caatinga para promover atitudes de conscientização.

 

Caatinga é tema de ações de educação ambiental da Aliança no Nordeste - Aliança Energia

“Nossa intenção foi fazer uma reflexão sobre a biodiversidade, o meio ambiente local, considerando toda a riqueza da fauna e da flora e das várias formas de preservação e de mudanças de atitude no sentido positivo. Essa cartilha foi pautada na proposta pedagógica de atuar junto do município, considerando a riqueza local que é o bioma da caatinga. Ela foi pensada em atuar com os estudantes, com os educadores e com a família nessa visão local de considerar a fauna e a flora e ter o desenvolvimento de atividades junto à comunidade escolar de Icapuí”, explica Maria Rodrigues, da Biometria Consultoria e Projetos, parceira da Aliança Energia na produção do conteúdo. 

 

 

“Mesmo diante de um cenário de pandemia estamos vendo um produto tão bonito, que valoriza artistas locais. A arte, a cultura e a educação caminham juntas para sensibilização das pessoas sobre a importância de conservar a natureza que nos cerca e da qual a gente precisa para sobreviver.” Tais, uma das participantes do evento de lançamento.  

Caatinga é tema de ações de educação ambiental da Aliança no Nordeste - Aliança Energia

A ação ocorre em parceira com as Prefeituras, por meio das Secretarias Municipais de Educação e integra o Programa de Educação Ambiental dos Projetos Eólicos Acauça e Gravier. No dia 4 de junho foi feito o lançamento oficial em Icapuí/CE. Para assistir a live, clique aqui e confira a partir do tempo 1:07.

 

Notícias Relacionadas

2 respostas

  1. De uma importância imensurável esse trabalho para Icapuí/CE, um legado que ficará para as gerações futuras. Parabéns

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *