Campanha de monitoramento de peixes terá novo formato para alcançar pescadores no sul de Minas

Novidade desse ano terá WhatsApp como principal ferramenta de comunicação com os pescadores

A 14ª edição da Campanha de Monitoramento de Peixes realizada na Usina de Funil adotou novo conceito e abordagem em função da pandemia causada pelo COVID-19 e priorizou a divulgação nas rádios da região, incentivando os pescadores a enviar informações via WhatsApp.

Antes realizada ‘corpo a corpo’, com abordagem direta aos pescadores da região e coleta das informações em campo, a campanha tem por objetivo estimular a devolução da etiqueta de marcação, caso o pescador tenha pescado um peixe identificado durante o monitoramento realizado na usina no período da piracema.

Segundo Walisson Soares, analista de meio ambiente na UHE Funil, os resultados da campanha têm sido melhores ano após ano.

Campanha de monitoramento de peixes terá novo formato para alcançar pescadores no sul de Minas - Aliança Energia
No ano passado, cerca de 160 etiquetas foram devolvidas à UHE, o que demonstra a participação efetiva do público

“Fomos ganhando a confiança e a parceria dos pescadores. Boa parte entende a importância do nosso estudo das espécies de peixe do rio Grande e se dispõe a contribuir”. E acrescenta: “Acho que a inovação trazida esse anocom uso do WhatsApp como ferramenta de comunicação em função da pandemia, veio pra ficar. Estamos confiantes em mais um ano de resultados positivos, apesar do cenário”.

Além do ganho em agilidade no retorno, a opção por priorizar o WhatsApp elimina a necessidade de deslocamento das pessoas aos correios, estratégia antes adotada para envio da etiqueta, e coloca #avidaemprimeirolugar.

Complementando a divulgação nas rádios locais, uma cartilha foi especialmente desenvolvida para a Campanha deste ano com o intuito de cativar o público e sensibilizá-lo para a importância de sua participação no processo. Com abordagem leve e didática, o material ‘conversa’ com os pescadores e pretende reforçar a relação de confiança já estabelecida nas interações face a face.

A cartilha será enviada também por WhatsApp para uma lista de contatos coletados em campanhas anteriores. A expectativa é que a facilidade de compartilhamento possa contribuir para o alcance da mensagem aos pescadores da região.

CONFIRA ABAIXO OS MATERIAIS PRODUZIDOS PARA A CAMPANHA DE MONITORAMENTO

Compartilhe a informação com amigos e familiares.

Leia a cartilha na íntegra

Campanha de monitoramento de peixes terá novo formato para alcançar pescadores no sul de Minas - Aliança Energia

Saiba mais…

Conheça as etapas do Monitoramento de Peixes que ocorre na UHE Funil.

Campanha de monitoramento de peixes terá novo formato para alcançar pescadores no sul de Minas - Aliança Energia

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *