Campanha informa populações sobre cuidados importantes antes, durante e depois das chuvas

As ações preventivas e de sensibilização sobre Segurança e Alerta no Período de Chuvas levam informações com responsabilidade e seriedade para os moradores das cidades mineiras de Aimorés e Resplendor. Por meio de uma campanha de comunicação, as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (COMPDECs) e os Núcleos de Alerta de Chuvas (NACs), com o apoio da Aliança Energia reforçam a importância de as pessoas mudarem de comportamento para evitarem maiores impactos em situações de alagamento.

A campanha é realizada anualmente no período de chuvas, entre os meses de novembro e fevereiro, quando há maior risco de inundações. Entretanto 2020 já terminou e as chuvas ainda estão escassas. Apesar disso, para possibilitar que as comunidades estejam preparadas para quando as águas chegarem, os dois municípios acionaram seus planos de Segurança e Alerta para que as comunidades tenham acesso às informações necessárias para se prevenirem.

Campanha informa populações sobre cuidados importantes antes, durante e depois das chuvas - Aliança Energia
Distribuição de Cartilhas Educativas
Campanha informa populações sobre cuidados importantes antes, durante e depois das chuvas - Aliança Energia
Envio de Mensagens de Celular

 

 

 

 

 

 

O coordenador da Defesa Civil de Resplendor, Atacílio Butilheiro, acredita que – mesmo estando sem previsão de chuvas por enquanto – as campanhas de sensibilização precisam ser mantidas na rotina de um COMPDEC. “A gente tem que continuar sim com as ações do Programa de Segurança e Alerta porque em janeiro pode cair muita água, ou em fevereiro ou até mesmo em março. Para se ter uma ideia, no ano passado (2019) nós tivemos em Resplendor um excesso de chuva que caiu no dia 4 de março. Eu acho que tem que continuar sim e cada vez mais contando com a força da Aliança e, especialmente, do nosso grupo de NAC”, comenta Butilheiro.

Campanha informa populações sobre cuidados importantes antes, durante e depois das chuvas - Aliança Energia
Reuniões com as COMPDECs
Campanha informa populações sobre cuidados importantes antes, durante e depois das chuvas - Aliança Energia
Reforma das Placas de Sinalização

 

 

 

 

 

 

Segundo Iraci Ribeiro Silva, voluntária do NAC de Aimorés, os moradores devem ficar atentos às informações e orientações da Defesa Civil e do NAC. “O pessoal da Barra do Manhuaçu precisa ouvir a gente para não acontecer igual no janeiro passado, que muita gente foi avisada sobre o risco de enchente, mas deixou para sair depois que a água atingiu mais de 2,20m de altura na casa. É melhor levantar os móveis e a água não chegar, do que sair de casa depois que estragou tudo”, explica. A atuação dos órgãos de Proteção e Defesa Civil visa prevenir e evitar perdas, caso se cumpra uma previsão meteorológica de chuvas fortes com cheia do rio Doce. “São 12 anos que eu trabalho com o NAC dando apoio pra Defesa Civil, sempre ajudando, sempre alertando o povo da Barra do Manhuaçu e, se vier chuva mais uma vez agora no início do ano, eu estou à disposição outra vez para trabalhar junto com o NAC e com a Defesa Civil”, completa Iraci.

 

Saiba como funcionam os planos de Segurança e Alerta de Aimorés e Resplendor


 

Campanha informa populações sobre cuidados importantes antes, durante e depois das chuvas - Aliança EnergiaA Aliança Energia monitora e informa à Defesa Civil sobre as vazões do rio Doce e ela aciona as lideranças comunitárias, de modo que a população seja informada com antecedência sobre eventuais impactos.

 

Campanha informa populações sobre cuidados importantes antes, durante e depois das chuvas - Aliança EnergiaOs voluntários atualizam o nível de alerta nas Placas de Sinalização, localizadas em vários pontos da cidade, conforme informações recebidas da Defesa Civil.

 

Campanha informa populações sobre cuidados importantes antes, durante e depois das chuvas - Aliança EnergiaA rádio local divulga orientações da Defesa Civil, com o apoio da Aliança, sobre cuidados importantes que a população deve adotar no período chuvoso, e pontos de encontro para caso de cheias.

 

Campanha informa populações sobre cuidados importantes antes, durante e depois das chuvas - Aliança EnergiaAs reuniões presenciais com os NACs e com as comunidades, excepcionalmente em 2020, foram suspensas devido ao isolamento social com o intuito de evitar aglomerações e prezar pela saúde das pessoas.

 

Campanha informa populações sobre cuidados importantes antes, durante e depois das chuvas - Aliança EnergiaCada voluntário é orientado individualmente sobre as estratégias de atuação nas áreas de risco, para conscientizar os moradores sobre como prevenir ou minimizar impactos que possam acorrer no período das chuvas.

 

Campanha informa populações sobre cuidados importantes antes, durante e depois das chuvas - Aliança EnergiaOs voluntários do NAC recebem a cartilha digital* educativa e orientativa e a compartilham com seus contatos, pelas redes sociais, informando o maior número de pessoas sobre os cuidados preventivos. * Para conferir a cartilha da sua cidade, clique em Aimorés ou Resplendor.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *