Capacitação abre novas oportunidades de geração de renda para moradores de Icapuí

Dezoito moradores de Icapuí concluíram, no último sábado, o módulo prático do curso de Montagem, Operação e Manutenção de usinas fotovoltaicas.

Capacitação abre novas oportunidades de geração de renda para moradores de Icapuí - Aliança Energia
Treinamento para montagem dos painéis solares ocorreu no Complexo Eólico Santo Inácio

 

O curso, dividido em duas fases – teórica e prática -, aconteceu no Complexo Eólico de Santo Inácio (CESI), com apoio pedagógico do Instituto Federal do Rio Grande do Norte e teve por objetivo capacitar os participantes para instalação de painéis solares, abrindo novas oportunidades de trabalho e renda para a população local aproveitando o potencial de crescimento desse mercado.

Mesmo antes da conclusão do curso, 6 participantes foram contratados para a montagem da usina fotovoltaica Flor de Mandacaru, objeto de estudo do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento ANEEL (P&D 1704) da Aliança Energia, em parceria com a ALSOL Energias Renováveis. Ao todo, 10 pessoas da comunidade foram contratadas temporariamente para essa obra, que prevê a instalação de mais um módulo ainda este ano.

Capacitação abre novas oportunidades de geração de renda para moradores de Icapuí - Aliança Energia

 

 

 

Jenilson Holanda de Carvalho, participante do curso e um dos contratados, conta como foi a experiência:

Além do conhecimento, o curso me agrega culturalmente porque tive a oportunidade de conhecer uma forma de gerar energia renovável. E quem sabe agora consigo desenvolver meu próprio projeto, meu sonho de ter um sistema solar na minha casa.”

 

Ainda este ano estão previstas mais ações de capacitação para a população de Icapuí. Elas fazem parte do pilar social do Programa de P&D da Aliança.

 

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *