O Parque Gerador da Aliança Energia possui capacidade instalada de 1.257 MW.

Como Funciona uma Usina Hidrelétrica? - Aliança Energia

Como funciona uma usina hidrelétrica?

Você já teve a curiosidade de saber como funcionam as Usinas Hidrelétricas da Aliança? Fique por dentro de todos os processos e entenda como fazemos para gerar energia.

As hidrelétricas funcionam por meio de grandes turbinas que giram devido à força das águas. A água passa por tubos que são interligados às turbinas, fazendo-as girar. Cada turbina é acoplada a um equipamento chamado gerador, formando, assim, a unidade geradora que faz a transformação da energia mecânica, do movimento das pás da turbina, em energia elétrica.

Como Funciona uma Usina Hidrelétrica? - Aliança Energia

As Usinas de Aimorés e Funil possuem um sistema de reservatório chamado fio d’água. O fluxo de água do rio, ou seja, sua vazão, determina a quantidade de energia gerada. O volume de chuvas tem impacto direto na geração de energia nas usinas hidrelétricas, aumentando sua produção. Toda a água que chega pelo rio é utilizada para a geração, por isso não há acumulo nos períodos de cheia, nem desperdício.

Este tipo de hidrelétrica tem como vantagem a redução de áreas alagadas e, por consequência, maior preservação das áreas de entorno do reservatório e a proteção da fauna e da flora.

Finalizado o processo de produção da hidrelétrica, a energia gerada é enviada, por meio das chamadas linhas de transmissão, ao Sistema Interligado Nacional, que é responsável por receber e direcionar essa energia para as companhias distribuidoras, que por sua vez darão a destinação da energia para o consumidor final, em todo o Brasil.