Comunidade informada é comunidade segura

Iniciativas de comunicação sobre o Plano de Ação de Emergência – PAE incentivam a participação popular nas reuniões sobre o plano preventivo. Foram preparados materiais como vídeo, cartilha e reuniões de esclarecimento para informar toda a população sobre o processo do PAE. O vídeo, divulgado na sexta-feira, dia 23/8, via WhatsApp, é também um convite para as reuniões de esclarecimento que acontecerão a partir de hoje, 26/8, até meados de setembro em pelo menos 12 cidades.

Segundo Frederick Nunes, responsável por coordenar as ações de implantação do PAE na Aliança Energia e Consórcios, logo após o protocolo do documento em 2017, foi iniciado um longo trabalho de preparação com os grupos de trabalho.

“Agora, chegou o momento de envolver a população de forma mais ativa. Nas reuniões, as pessoas poderão se informar, esclarecer as dúvidas e entender como será a sua participação neste processo.”

Todas essas ações foram construídas pelo Grupo de Trabalho que também participou de um workshop de comunicação preparatório para as reuniões e demais interações, no dia 13/8 em Funil e 20/8 em Aimorés.

Comunidade informada é comunidade segura - Aliança Energia

TRANSPARÊNCIA E PARTICIPAÇÃO

O Grupo de Trabalho é composto pelas Defesas Civis Estadual, Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, municípios, Aliança Energia e Consórcios, que tem atuado no sentido de construir uma cultura de segurança nas regiões onde estão instaladas as Usinas Hidrelétricas, além de atender às legislações vigentes.

Já foram realizadas diversas ações como reuniões com lideranças, visitas às instalações das usinas, cadastramento dos moradores, definição dos pontos de encontro. Em breve o sistema de alerta sonoro e as placas de sinalização serão instaladas e até o final deste ano, a realização dos exercícios simulados, que passarão a fazer parte da rotina dos municípios brasileiros com essas características.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *