Criação de RPPN contribui para a preservação de espécies da Mata Atlântica

Localizada no município de Ijaci, na região da UHE Funil está a Mata do Tetê, uma área de 23,8753 hectares de Mata Atlântica. Com o objetivo de preservar e proteger esse ambiente, a Aliança Energia recebeu dos órgãos ambientais a autorização para criação de uma Reserva Particular do Patrimônio Cultural (RPPN). A estrutura interna da mata, com árvores altas e espaçadas, foi apontada como o local ideal para ajudar na conservação da flora e das fauna. Entre os animais, está o macaco Sauá, um primata ameaçado de extinção.

 

O que são as RPPN’s?


São áreas de preservação localizadas dentro de propriedades particulares. Elas são criadas a partir da vontade do dono da terra, que encaminha o pedido a um órgão ambiental. Após análise, o órgão autoriza ou não a criação desse tipo de reserva. Uma vez que uma área se torna uma RPPN, deve ser para sempre mantida com a função de preservar a diversidade biológica e os recursos hídricos em seu entorno.

 

Você conhece o Macaco Sauá?


 

Criação de RPPN contribui para a preservação de espécies da Mata Atlântica - Aliança Energia

 

Também chamado de guigó, o macaco Sauá é um primata de porte médio, pesando mais ou menos um quilo. Ele vive no interior das florestas e se alimenta de frutas, sementes, insetos e folhas.Os adultos ficam com seus filhotes nas costas, descansam dormindo em ramos mais altos e não gostam muito de encontrar com outras espécies. Vivem em casal, mas nada impede que fiquem em grupos, formando famílias de dois a cinco membros.

 

 

Saiba Mais Sobre a Mata Atlântica


* Engloba sete das nove grandes bacias hidrográficas do Brasil, alimentadas pelos rios São Francisco, Paraíba do Sul, Doce, Ribeira de Iguapé e Paraná.

* Assegura a quantidade e qualidade da água potável que abastece mais de 110 milhões de brasileiros em aproximadamente 3,4 mil municípios.

* Ocupa uma área de 1.110.182 Km², o que corresponde a 13,04% do território brasileiro.

* Nela, existem cerca de 20.000 espécies vegetais (cerca de 35% das espécies existentes no Brasil).

* Abriga 849 espécies de aves, sendo 370 de anfíbios, 200 de répteis, 270 de mamíferos e cerca de 350 de peixes.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *