Dia Mundial do Meio Ambiente

No dia 5 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em alusão à data, conheça mais sobre as ações da Aliança Energia que contribuem para a sustentabilidade e o movimento global em prol do planeta.

O gerente de Meio Ambiente e Fundiário, Leonardo Barreiros, explica que os projetos Acauã e Gravier passaram pela fase de registro dos projetos de créditos de carbono. “Após a entrada em operação comercial, serão realizados monitoramento e auditoria para verificação da redução de emissões e, posteriormente, estaremos aptos para vender os créditos de carbono”, explica.

Funciona assim: cada tonelada de CO2 equivalente que deixa de ser emitida ou é retirada da atmosfera por um país em desenvolvimento pode ser negociada no mercado mundial. Esse comércio foi criado no Protocolo de Quioto, acordo internacional que definiu que os países desenvolvidos deveriam reduzir suas emissões de gases do efeito estufa. Se não alcançassem suas metas, poderiam comprar créditos de carbono das nações que tinham para vender.

“Por meio dos projetos eólicos Acauã e Gravier, a Aliança vai reduzir suas emissões de CO2 equivalente em 3,7 milhões de toneladas num período de dez anos, abrindo as portas para que a empresa entre no mercado de créditos de carbono”, conclui Leonardo.

CO2 equivalente: Representado pela sigla tCO2e e medido em toneladas, o CO2 equivalente é utilizado para representar todos os gases do efeito estufa em uma única unidade, de modo que viabilizasse o mercado de carbono.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *