Energia elétrica: nosso trabalho, a fonte de tudo

29 de maio é o Dia Mundial da Energia Elétrica. Para celebrar essa data, conheça um pouco mais sobre o trabalho da Aliança Energia como empresa geradora de energia, com mais de 29 milhões de megawatts produzidos em sete anos de história.

A energia elétrica está presente em tudo das nossas vidas, desde a iluminação de uma luminária para a leitura de um livro até o funcionamento de estabelecimentos essenciais para a humanidade, como hospitais e indústrias. Para a Aliança, é motivo de orgulho atuar como produtora desse bem que faz toda a diferença e transformou o nosso modo de vida. Você sabe como essa produção funciona? Na Aliança, a geração de energia se dá por meio de três fontes renováveis: hidrelétrica, eólica e solar. Jair Junior, Engenheiro de O&M da Aliança, explica a base dessas matrizes.

“Na hidrelétrica, a queda da água do rio passa pelas turbinas, gerando o movimento que posteriormente é transformado em energia pelo Gerador. No caso da matriz eólica, o fundamento é o mesmo, mas quem gera o movimento da turbina é o vento. Já na fonte solar, os raios de sol são captados pelas células fotovoltaicas, compostas por material semicondutor que estimulam a movimentação dos elétrons, transportando-os pelo material até serem captados por um campo elétrico (formado por uma diferença de potencial existente entre os semicondutores). Dessa forma, gera-se eletricidade”.

Após a produção, é hora de fazer a energia chegar para as pessoas. Segundo José Wallace e Antônio Andrade, coordenadores da área de Comercialização de Energia da Aliança, a energia produzida é   disponibilizada às Transmissoras e Distribuidoras, que fazem a entrega física aos Consumidores. Já a Comercialização é um mundo à parte. Mensalmente, ocorre a Contabilização e Liquidação de todos os agentes participantes do mercado através da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Tudo isso envolve uma série de regulamentações, procedimentos e outras variáveis que precisam ser acompanhadas de perto a todo momento, sendo esse um grande desafio para a Companhia.

Todo o trabalho envolvido na produção e comercialização de energia só é possível porque a Aliança conta com um time de profissionais altamente capacitados e empenhados no propósito de fazer a energia chegar com qualidade e segurança às pessoas. E esse cuidado é reconhecido pelos próprios colaboradores. “O grande diferencial da Aliança como geradora de energia é esse: ela realmente se importa e se preocupa com as pessoas, seja seus funcionários, seja a comunidade. É uma excelente empresa para se trabalhar.”, afirma Jair.

Nesse Dia da Energia Elétrica, aproveitamos para agradecer todos os profissionais que fazem da Aliança Energia uma empresa comprometida em gerar e comercializar energia criando valor, prosperidade e qualidade de vida.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.