Equipes participam de benchmarking entre usinas no Triângulo Mineiro

Em abril, a Aliança Energia promoveu uma semana de visitas às usinas que compõem os consórcios da UHE Igarapava, em Uberaba, e das UHEs Amador Aguiar I e II, em Uberlândia. As equipes trocaram experiências sobre gestão e práticas de operação, manutenção e meio ambiente adotadas nas unidades.

Segundo o Engenheiro de Operações e Manutenção, Fabrício Franco, os encontros foram também oportunidades de integração entre os times. “Compartilhamos conhecimento e as boas práticas de cada unidade, alinhando as operações das usinas próprias e dos consórcios. As nossas expectativas foram superadas”, destacou.

Retomada das operações na UHE Risoleta Neves (Usina de Candonga)

A retomada das operações na UHE Risoleta Neves também foi discutida durante as visitas às UHEs Igarapava e Amador Aguiar (I e II). A equipe de Candonga, que participou das visitas, considerou a oportunidade muito proveitosa, diante da possibilidade de presenciar atividades das usinas em operação. “Foi possível verificar várias condições de melhorias aplicáveis na UHE Risoleta Neves. Com certeza, o aprendizado nessa visita será aplicado em Candonga, para que tenhamos um retorno com segurança, tanto para as pessoas quanto para os equipamentos”, destaca Herli Sousa, supervisor de O&M da empresa RIP na UHE Risoleta Neves.

Os benefícios das visitas também foram apontados pela coordenadora Socioambiental, Débora Silva, que destacou a importância da integração e engajamento de toda a equipe, permitindo vários insights e coleta de boas práticas, que serão aplicadas, visando melhor preparação da usina para a retomada operacional.

Com as atividades de operação na usina interrompidas desde 2015, as equipes promoveram a atualização das práticas: “nesse período em que a usina ficou parada, muitos processos operacionais e de manutenção foram renovados. Esse momento de benchmarking também serve para alinhar o trabalho”, conclui Fabrício Franco.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.