Grupo de trabalho retoma ações do PAE nas usinas

O encontro do grupo de trabalho, realizado por videoconferência na última sexta-feira, 24/4, reuniu representantes de instituições de proteção e defesa civil dos municípios de Lavras e Ribeirão Vermelho, região sul de Minas, onde está instalada a UHE Funil.

Grupo de trabalho retoma ações do PAE nas usinas - Aliança Energia

O grupo foi responsável pela implantação das ações relacionadas ao Plano de Ação de Emergência (PAE) no ano passado, que contou com a participação de mais de 1.000 pessoas durante o simulado de evacuação. Por isso, os participantes endossaram a necessidade de dar continuidade às ações preventivas e de sensibilização da população localizada à jusante (abaixo) da barragem da UHE Funil, apesar do cenário imposto pelo covid-19.

“Não podemos deixar que os resultados que conseguimos em 2019 sejam perdidos. Sabemos que quando não há reforço de informação, as pessoas tendem a esquecer ou relaxar na prevenção”, afirma João Paulo coordenador do COMPDEC de Lavras.

Algumas decisões importantes foram tomadas como, por exemplo, descartar a possibilidade de um novo simulado este ano, reforçando a importância de evitar aglomerações que possam colocar em risco a saúde das pessoas. As linhas de atuação para reforço da mensagem junto à população foram unanimes:

  • Diversificação de mídias: rádios locais, mensagem via WhatsApp, carro de som foram as mais comentadas. Com isso, o grupo espera alcançar a população tanto em abrangência quanto em diversidade – idade, escolaridade, população urbana e rural;
  • Intensificação das informações a respeito do PAE nas escolas da região, quando do retorno das aulas – com alto potencial de multiplicação para as famílias;
  • Busca por maior comprometimento do poder público local com as atividades, reforçando a importância da coesão do grupo e da adesão ao trabalho preventivo.

A próxima reunião está agendada para 8/5, com o objetivo de desdobrar as propostas em um planejamento com as próximas ações, prazos e responsabilidades.

Em Aimorés, o grupo de trabalho já havia se reunido no dia 8/4, com participação de representantes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil do município de Baixo Guandu, Câmara Municipal e Sistema Prisional de Aimorés e Aliança Energia.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *