MAIS DA METADE DOS TRABALHADORES DO PROJETO EÓLICO GRAVIER É DE ICAPUÍ

Números apurados até o mês de abril deste ano apontam que 53% dos postos de trabalho gerados desde o início das obras em janeiro, é de moradores da região.

O icapuiense Micael Alves é servente de obras da empresa Seta Engenharia e foi um dos alunos dos cursos de capacitação realizado em novembro do ano passado. Aos 26 anos, Micael conta que essa oportunidade mudou muito a sua vida.

MAIS DA METADE DOS TRABALHADORES DO PROJETO EÓLICO GRAVIER É DE ICAPUÍ - Aliança Energia

Crédito Foto: Francisco Oliveira

“Em 2020, a empresa Aliança abriu inscrições para cursos profissionalizantes para uma nova obra eólica que iria começar. Eu me inscrevi em um dos cursos, pensando em trabalhar nessa nova obra. Foi exatamente o que aconteceu: fui contratado. Graças a essas duas oportunidades que a Aliança me deu, hoje estou com minha casa adiantada e pretendo terminar as obras. Só tenho a agradecer à Aliança e à Seta Engenharia”.

Os bons ventos também estão soprando na comunidade de Ariza, zona rural de Icapuí. A moradora e líder comunitária Damiana Costa fala das mudanças trazidas pelo empreendimento. “Para nós, foi muito importante, principalmente porque o projeto contratou mão-de-obra da localidade. O desemprego estava muito alto por causa da pandemia, e muitos moradores estavam desempregados. Com a chegada do Projeto Eólico Gravier, essa situação melhorou bastante, pois alguns moradores foram trabalhar na obra e passaram a ter renda, carteira assinada e comida na mesa. Tudo isso mudou para melhor a situação das famílias da comunidade de Ariza”.

MAIS DA METADE DOS TRABALHADORES DO PROJETO EÓLICO GRAVIER É DE ICAPUÍ - Aliança Energia

Histórias como essas refletem o propósito da empresa. “A atuação da Aliança é pautada pelo compromisso de gerar um legado positivo, com desenvolvimento, prosperidade e qualidade de vida. Temos buscado atuar em parceria com os municípios e seguimos juntos nessa parceria que será duradoura”, afirma o gerente de Responsabilidade Social e Comunicação da Aliança, Marcelo Werly.

Cuidados em tempos de COVID-19

A geração de energia elétrica é considerada serviço essencial. Por isso, mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia, as obras de implantação do Projeto Eólico Gravier seguem adiante com todos os cuidados e protocolos sanitários.

Projeto Eólico Gravier

O Projeto Eólico Gravier é um empreendimento da Aliança Energia e está sendo implantado no município de Icapuí-CE. Será constituído por 17 unidades geradoras WEG, AGW147/4.2 MW, totalizando 71,4 MW de capacidade instalada. A energia elétrica produzida no Parque Eólico Gravier será interligada à Subestação Coletora existente no Complexo Santo Inácio, que já está conectada, por meio de uma linha de transmissão de 230 kV, até a Subestação Mossoró IV, de propriedade da CHESF.

Antes do início das obras, em novembro de 2020, a Aliança Energia promoveu três cursos de capacitação para os moradores do município, com o objetivo de formar profissionais aptos e disponíveis para atuar na região. Foram realizados cursos para Eletricista Predial, Pedreiro (a) de Alvenaria e Servente de Obras.

Notícias Relacionadas

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *