Menu

Usina de Funil

A Usina Hidrelétrica Engenheiro José Mendes Júnior, ou Usina de Funil, que desde março de 2015 é 100% Aliança Energia, está localizada no rio Grande, na região sul de Minas Gerais, entre os municípios de Perdões e Lavras. A Usina de Funil tem potência instalada de 180MW com 89 MW de energia média assegurada em operação. Essa energia seria suficiente para abastecer uma cidade de aproximadamente 500 mil habitantes.

A Usina de Funil foi construída em um prazo recorde de 33 meses e sua primeira unidade geradora entrou em operação comercial com 27 meses de implantação. As obras tiveram início em setembro de 2000 e foram encerradas em julho de 2003, com a entrega da terceira unidade geradora.

A usina foi a primeira do Brasil a instalar o Sistema de Transposição para Peixes (STP). A estrutura tem o objetivo de permitir a continuidade do processo de migração das espécies de peixes provenientes do rio Grande. O elevador de peixes iniciou seu funcionamento em janeiro de 2004 e já transportou mais de 1.000 toneladas de peixes.

Localização

Notícias

© Copyright 2015 Aliança Geração de Energia S.A. - Todos os direitos reservados