Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento P&D 1704 da Aliança Energia avança com mais uma entrega

A aprovação e publicação da dissertação de mestrado sobre questões sociais da hibridização de usinas hidrelétricas marca mais um avanço no projeto de Pesquisa e Desenvolvimento P&D 1704 da Aliança. Essa foi a primeira entrega da Aliança do WP8 – um dos oito Workpackages desse P&D – que consiste em duas teses de doutorado ou dissertações de mestrado “in company”.

Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento P&D 1704 da Aliança Energia avança com mais uma entrega - Aliança Energia
Sessão virtual de Defesa da Dissertação apresentada por Joseane Debortoli com a banca avaliadora: Daniel Lopes e Glauciene Martins (CEFET), Graziella Comini (USP), Naldeir Vieira (UFVJM)

O P&D 1704 possui 8 workpackages para entrega à ANEEL. A Aliança cumpriu sua parte no WP8 com a aprovação da dissertação intitulada “Processos decisórios e capacidades para inovação tecnológica e social: um estudo de caso em uma geradora de energia elétrica”. Segundo Joseane Debortoli, analista de Responsabilidade Social da Aliança que defendeu a dissertação, sua participação no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Administração do CEFET/MG contribuiu para aprimorar os programas que vêm sendo realizados pela Aliança junto às comunidades. “A pesquisa permitiu identificar capacidades essenciais que devem ser nutridas por empresas para desenvolverem processos inovadores e, mesmo que não seja o seu core business, as empresas podem considerar em seus processos a aplicação da inovação social, ganhando em legitimidade e contribuindo com questões sociais complexas nas comunidades”, explica Joseane.

Principais benefícios dessa pesquisa

  • Potencial de replicação em todo setor elétrico;
  • Estímulo ao desenvolvimento do setor fotovoltaico e da GD no Brasil;
  • Sinergia entre Inovação Tecnológica e Inovação Social como indutores do desenvolvimento econômico e social. Inovação para além da tecnologia;
  • Originalidade e inovação na atuação de geradoras de energia junto à comunidade: geração de energia para transformação social;
  • Modelo inovador de incubação e aceleração;
  • Qualificação de indivíduos e criação de novos postos de trabalho;
  • Desenvolvimento socioeconômico da região.

xxx

P&D 1704 Binários Eólico-Solar E Hídrico-Solar – Estudos Para Imbricar com Máxima Eficiência Diferentes Tecnologias Fotovoltaicas em Usinas Existentes Compartilhando Transmissão e Distribuição e Aumentando a Capacidade de Geração tem como objetivo principal imbricar tecnologias fotovoltaicas às usinas existentes. Como resultado, espera-se proporcionar a minimização dos impactos da expansão das infraestruturas de transmissão e distribuição, bem como da construção de novas usinas de geração, uma vez que prevê a hibridização em áreas antropizadas e previamente estudadas e licenciadas. Ainda permite o desenvolvimento da tecnologia fotovoltaica em âmbito nacional.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *