Sistema de sirene do Plano de Segurança e Alerta de Aimorés deve receber melhorias

A Aliança Energia sinalizou a intenção de promover melhorias no sistema da sirene do Programa de Segurança e Alerta, no Trecho de Vazão Reduzida (TVR) da Usina de Aimorés. A tratativa surgiu depois de concluída, em 22 de julho, a análise técnica dos resultados do teste da sirene localizada no bairro Barra do Manhuaçu. A partir de agora será elaborado um plano de ação para definir, com base em critérios técnicos, as melhores opções de melhorias.

Em maio de 2021 a Aliança Energia testou a sirene do TVR de Aimorés, pela primeira vez com emissão sonora. O objetivo foi coletar informações a respeito da intensidade do toque em diversos pontos da cidade e o resultado foi considerado satisfatório, permitindo ainda que a população, principalmente do bairro Barra do Manhuaçu, pudesse se familiarizar com som.

Sistema de sirene do Plano de Segurança e Alerta de Aimorés deve receber melhorias - Aliança Energia
Assista ao vídeo do Teste da Sirene do Programa de Segurança e Alerta da Usina de Aimorés

“A sirene funcionou, atingiu os limites de intensidade sonora em conformidade com as informações do fabricante e, a partir dos resultados coletados nos testes, a Aliança implementará melhorias para viabilizar maior segurança no acionamento da sirene. Assim, o sistema pode abranger toda a área de interesse e possibilitar que, em necessidade de acionamento, a população residente no bairro Barra do Manhuaçu ouça o acionamento com a intensidade sonora adequada. Após aplicação das melhorias, o sistema passará por novos testes como esse último que realizamos”, explica Adilison Melo, coordenador da Usina de Aimorés.

Os testes da sirene fazem parte do Programa de Segurança e Alerta da Usina de Aimorés e visam avaliar o funcionamento do equipamento. Anteriormente foram realizados testes surdos que, apesar de não emitirem som, confirmaram as condições de acionamento da sirene. A sirene é um mecanismo que compõe o Sistema de Alerta utilizado pela Defesa Civil para comunicar a população sobre possíveis emergências.

Em uma situação real, a sirene do TVR somente será acionada caso esteja ocorrendo uma enchente no Médio Rio Doce, onde se localiza Aimorés e, além disso, as três Unidades Geradoras da usina parem de funcionar ao mesmo tempo. A equipe de O&M atua diligentemente nas manutenções preventivas, para garantir o adequado funcionamento dos equipamentos e em 16 anos de operação da Usina de Aimorés nunca houve esse tipo de ocorrência.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *