UHE Porto Estrela completa dezenove anos em operação

UHE Porto Estrela completa dezenove anos em operação - Aliança Energia

No ano em que completa quase duas décadas em operação, a UHE Porto Estrela tem muito a celebrar. Segundo o gerente de Participações da Aliança Energia, Guilherme Bretas, ao longo desses dezenove anos, a equipe tem atuado para garantir o cumprimento dos compromissos perante o contrato de concessão, assegurando a disponibilidade das unidades geradoras, devido a um bom planejamento de operação e manutenção, além do forte compromisso com a segurança operacional das pessoas.

“No que se refere a manutenção, temos cada vez mais a necessidade de um planejamento bem feito, já que os equipamentos da usina estão no meio de sua vida útil. Temos trabalhado também para que no próximo mês, possamos alcançar o marco de dez anos sem acidentes com afastamento.” conclui Guilherme.

MANUTENÇÃO PREVENTIVA É CONCLUÍDA COM ANTECIPAÇÃO DE UM DIA

A adequação da estratégia de intervenção para manutenções com dispensa provisória e a antecipação da parada em um dia, 20/8, trouxe um ganho de 0,1 % no ID60 (índice de disponibilidade) da usina, cuja referência é de 95,697 %.

Fábio Tessari, engenheiro de planejamento de O&M, explica porquê esse índice é tão importante para a operação. “Garantir o atendimento ao índice de disponibilidade – ID, é um dos principais propósitos do planejamento de O&M dos empreendimentos. Esse indicador de performance das usinas hidrelétricas é acompanhado não só pelos consorciados, mas, principalmente, pelo órgão regulador – ANEEL“, comenta.

UHE Porto Estrela completa dezenove anos em operação - Aliança Energia

Um dos destaques apontados pelo gerente do Consórcio Porto Estrela, Mário Mendes, foi a adoção de todos os protocolos de Saúde e Segurança na manutenção de duas unidades geradoras (UG) como: testagem para Covid, distanciamento entre as pessoas, escalonamento de equipes e um minucioso planejamento das atividades, onde duas UG´s ficaram indisponíveis simultaneamente por três dias.

“Vejo essa intervenção de muita importância para o empreendimento, haja visto que foram poucos dias mas de serviços relevantes para o desempenho das Unidades Geradoras. Manutenções como estas fazem com que melhoremos a confiabilidade dos equipamentos e disponibilidade para o Sistema. Mas para fazermos este bom trabalho é preciso que todos estejam com o mesmo objetivo, trabalhando com segurança, respeitando o seu colega e, por fim, o trabalho em equipe sempre se destaca” ressalta Mário.

#eficiência

UHE Porto Estrela completa dezenove anos em operação - Aliança Energia

Na imagem, mergulhador se prepara para realizar inspeção por filmagem das grades de proteção das unidades geradoras

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *