No último sábado (3 de maio), a Filarmônica Maestro Romildo Batista dos Santos, também conhecida como Orquestra de Santana, se apresentou no anfiteatro da Praça Aluízio Alves, em Santana do Matos (RN), marcando o encerramento da 1ª edição do projeto Banda de Música Escola para Vida. A iniciativa foi patrocinada pela Aliança Energia com recursos via Lei Federal de Incentivo à Cultura, no final de 2023, para ser executada ao longo de 2024, com foco na educação musical e inclusão social de crianças e adolescentes.
A Filarmônica foi contemplada com recursos para aulas de música, aquisição de instrumentos e uniformes, manutenção da estrutura e dos profissionais envolvidos, além da realização de apresentações públicas. O projeto ofereceu novas oportunidades de crescimento pessoal e profissional aos jovens da região.
Durante a execução dessa iniciativa, houve um salto na qualidade e no alcance do ensino musical: o número de alunos aumentou de 43 para 90.
“Esse projeto foi de suma importância para a comunidade, pois mostrou que a orquestra da cidade, um bem imaterial e cultural, pode continuar somando na vida dos moradores”, afirmou André Lobato, maestro da Filarmônica.

De acordo com ele, o patrocínio da Aliança Energia foi fundamental para que a instituição alcançasse novos patamares. Pela primeira vez, foi possível remunerar monitores e implantar um sistema estruturado de ensino, alinhado a instituições especializadas, como o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) — campus Jucurutu. Além disso, cursos de regência e luteria ofertados pela empresa também contribuíram para a formação dos participantes.
“Agradecemos muito à Aliança pelo patrocínio. Vemos que a empresa tem sido de fundamental importância para o desenvolvimento de vários projetos nas comunidades mais carentes do nosso município, como é o caso da Serra de Santana. Isso mostra o comprometimento com o social e o bem-estar da comunidade”, declarou o maestro em nome da Filarmônica e da Associação Cultural Maestro Romildo Batista dos Santos.
O projeto Banda de Música Escola para Vida está alinhado a quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Ele contribui com o ODS 3 ao promover o bem-estar emocional e mental de crianças e adolescentes por meio da música; com o ODS 4, ao garantir educação de qualidade; com o ODS 5, ao promover igualdade de gênero no acesso à cultura; e com o ODS 10, ao reduzir desigualdades sociais por meio de oportunidades de formação e desenvolvimento.

