Com intuito de corroborar com o ensino da literatura nas escolas, a Aliança Energia realizou, na quarta-feira (08/04), Oficinas de Cordel voltadas para professores do 5º ano das escolas públicas do entorno do Complexo Eólico Acauã, nos municípios de Lagoa Nova e São Vicente (RN). Ao todo, 12 docentes participaram da formação, representando sete instituições de ensino da região.
As oficinas fazem parte das ações preparatórias para o 1º Concurso de Cordel no Seridó, promovido pela Aliança, que vai envolver diretamente os estudantes dessas escolas. A proposta é incentivar o uso do cordel como ferramenta pedagógica, promovendo o resgate cultural e o desenvolvimento de competências de leitura, escrita e reflexão crítica.

A formação foi conduzida por Ana Beatriz da Costa Araújo, conhecida como Aninha do Totoró, professora e cordelista. Ela compartilhou técnicas, abordou temas como rima e métrica e conduziu dinâmicas de criação coletiva. “Enquanto ministrante, fico com o sentimento de muita gratidão pelo momento vivenciado. Durante a oficina, os participantes tiveram a oportunidade de desmistificar conceitos que muitas vezes são vistos como difíceis, como a métrica”, destacou.

O tema do concurso é “Por que a energia renovável é importante para o nosso futuro?”, desafiando os estudantes a expressarem, por meio da arte do cordel, suas percepções sobre o papel das energias limpas no desenvolvimento sustentável. A proposta busca estimular o pensamento crítico, o vínculo com o território e a consciência socioambiental das novas gerações.
As inscrições no Seridó acontecem entre os dias 22 de abril e 9 de maio. O concurso também será realizado em Icapuí (CE), com inscrições abertas entre os dias 22 e 28 de abril. O resultado está previsto para o mês de setembro.
O concurso terá caráter competitivo e os cordéis serão avaliados por uma banca julgadora. Os critérios incluem métrica, com atenção à fluidez da declamação; rima, exigindo que seja completa tanto no som quanto na grafia; estrutura da estrofe, respeitando formatos tradicionais como quadra, sextilha, setilha ou décima; construção das orações, com foco em clareza e coesão; e criatividade, valorizando a originalidade na abordagem do tema.
“Participar da oficina de cordel: teoria e prática foi de grande valia e enriquecimento para nossa prática pedagógica, contribuindo para o aprimoramento da abordagem e da aplicabilidade do gênero cordel na sala de aula”, contou o professor Lázaro Soares, da Escola Municipal João Luiz Victor.
A ação se conecta diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente com o ODS 4 – Educação de qualidade, o ODS 7 – Energia acessível e limpa e o ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima. Tudo isso por meio da valorização da cultura local, da formação de professores e do estímulo à consciência ambiental desde cedo.



Fique ligado: as inscrições para os concursos de cordel no Seridó e em Icapuí começam nesta terça-feira (22/04)! É hora de incentivar os estudantes a soltar a criatividade e transformar conhecimento em poesia.