A Campanha Plástico Zero, que aconteceu entre os dias 1º e 30 de junho nas operações da Aliança Energia, foi um sucesso. Além de conscientizar os colaboradores sobre os prejuízos que o material provoca no meio ambiente, a iniciativa reduziu o volume de plástico gerado nas unidades.
Durante a campanha, os colaboradores foram orientados a substituir o uso de embalagens e copos plásticos pelos retornáveis ou biodegradáveis e fazer o descarte correto do material antes de entrar na companhia. A campanha também contou com a divulgação de informações sobre os impactos do plástico na saúde dos animais e dos seres humanos e os benefícios da não utilização desse material.
Um dos resultados mais significativos foi no Complexo Eólico Santo Inácio (Cesi), operado pela Aliança em Icapuí/CE. A unidade conseguiu reduzir cerca de 15Kg de resíduos plásticos em apenas um mês de campanha. Como fruto dessa iniciativa, em julho também não foi gerado esse tipo de lixo no parque, provando que a ação surtiu um efeito muito além do esperado.
Rômulo Silva, analista de Meio Ambiente, contou um pouco sobre a percepção dos colaboradores em relação à campanha. “Foi excelente. No início, houve uma certa resistência, mas espontânea. A maioria perguntava: ‘mas como vamos trazer nosso lanche? Como passar na padaria e não trazer na sacola plástica?’. Entretanto, desde o primeiro dia, todos foram encontrando formas adequadas de não trazer plástico para dentro das operações”.
Mais que uma campanha realizada no ambiente corporativo, os colaboradores conseguiram estender os aprendizados para fora da empresa também. “A conscientização foi o que aconteceu de mais importante. Tenho certeza de que todos mudaram sua concepção em relação à utilização e descarte de plásticos, levando essa consciência para suas casas, familiares e locais que frequentam de forma geral.”, concluiu Rômulo.