Monitoramentos Ambientais
A Aliança Energia desenvolve diversos programas ambientais com o objetivo de minimizar os impactos causados ao meio ambiente pela implantação e operação dos seus empreendimentos. Entre os programas podemos citar:
Programa de Monitoramento da Ictiofauna (fauna de peixes)
Realizado em todas as usinas da Aliança Energia, a atividade acompanha a estruturação da comunidade de peixes na área de influência dos empreendimentos, direcionando as ações de conservação e manejo da ictiofauna.
Monitoramento e Operação de Sistema de Transposição de Peixes (STP)
O Sistema de Transposição de Peixes consiste em uma estrutura (canal) que possibilita o deslocamento de peixes do trecho de jusante do barramento até o reservatório. Esse sistema funciona geralmente no período da piracema, época em que os peixes sobem o rio para reprodução. A transposição por meio do STP é realizada nas usinas de Aimorés, Funil e Igarapava.
Monitoramento da Fauna Alada
Destina-se ao monitoramento de pássaros e morcegos na área de influência Complexo Eólico Santo Inácio para verificar eventuais alterações de aspectos ecológicos da comunidade de aves locais.
Programa de Resgate da Fauna
O objetivo deste programa é diminuir os impactos incidentes sobre a fauna durante a fase construtiva, principalmente quando da realização da supressão vegetal. Dessa forma, esse programa visa promover o manejo e o cuidado com os animais.
Programa de Monitoramento da Fauna
O programa tem por objetivo a coleta de dados sobre os impactos incidentes sobre a fauna silvestre – mamíferos, aves, répteis e anfíbios durante a fase de implantação do empreendimento.
Monitoramento de Ruídos
Realizado no Complexo Eólico Santo Inácio com o objetivo de monitorar o nível de ruídos dos aerogeradores e o conforto acústico da comunidade residente nas proximidades dos aerogeradores.
Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas
Realizado em vários pontos do reservatório, a montante e a jusante de todas as usinas da Aliança Energia com o objetivo é avaliar os aspectos físico-químicos e bacteriológicos da água dos reservatórios.
Programa de Reflorestamento
Consiste em recuperar a cobertura vegetal das áreas degradadas em decorrência das obras para a implantação dos empreendimentos e das áreas de preservação permanente do entorno dos reservatórios.
O reflorestamento é realizado por meio de técnicas de plantio integral, adensamento, enriquecimento, formação de ilhas ou núcleos de vegetação, sistemas agroflorestais (SAF) e a condução da regeneração natural com isolamento e monitoramento, conforme previsto nos Projetos Técnicos de Reconstituição da Flora (PTRF).
Programa de Monitoramento e Recuperação de Processos Erosivos
O monitoramento de processos erosivos visa verificar periodicamente a dinâmica de processos de estabilização e/ou evolução dos focos erosivos nas margens dos reservatórios, assim como diagnosticar a necessidade de adoção de intervenções físicas pontuais para o controle e estabilização.