Alunos do 9º ano de escolas públicas do Rio Grande do Norte podem participar do concurso que une literatura e conscientização ambiental
Estão abertas as inscrições para o 1º Concurso de Redação Aliança Energia no Seridó, uma iniciativa que promete transformar a forma como os alunos do nono ano do ensino fundamental enxergam o lugar onde vivem.
“A iniciativa é uma oportunidade de despertar nos jovens o sentimento de pertencimento e responsabilidade socioambiental. Queremos que eles pensem sobre o futuro de sua região e sobre o papel que podem desempenhar em prol de um ambiente mais sustentável”, comenta Gustavo Xavier, analista de Relacionamento com a Comunidade da Aliança Energia.
Com o tema ‘Meu Lugar’, o concurso é voltado para estudantes de escolas públicas dos quatro municípios do entorno do Complexo Eólico Acauã: Lagoa Nova, Santana do Matos, São Vicente e Tenente Laurentino Cruz. A proposta faz parte do projeto “Os cinco sentidos de um território”, desenvolvido em parceria com a Aliança Energia, que busca sensibilizar jovens sobre a importância de sua relação com o meio ambiente e sua região.
O concurso tem como foco o desenvolvimento do pensamento crítico e da criatividade dos estudantes, ao incentivá-los a refletirem sobre as características únicas de suas cidades. A redação deve abordar a relação do ser humano com o meio ambiente, englobando temas como biodiversidade, geodiversidade, paisagens e a conexão com as comunidades locais. Por meio da dissertação, gênero textual escolhido para o concurso, os participantes são convidados a refletir sobre as potencialidades de seus territórios, desde aspectos ambientais até turísticos e empreendedores.
Inscrições e avaliação
As inscrições para o concurso são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 27 de setembro, envolvendo um processo de avaliação dividido em duas etapas. Na primeira, as redações devem ser entregues ao professor/coordenador responsável da escola, juntamente com o Formulário de Inscrição, que contém o Termo de Consentimento para Tratamento de Dados Pessoais, a Autorização de Uso de Imagem e a Cessão dos Direitos Autorais, preenchidos e assinados pelo representante legal do aluno, e depois a equipe escolar selecionará oito redações finalistas, que seguirão para a segunda etapa. Nesta fase, um comitê multidisciplinar escolherá uma redação por escola, totalizando cinco vencedores, considerando os seguintes critérios: ortografia, gramática, vocabulário, abordagem do tema, coerência, argumentação, criatividade e originalidade, conteúdo e linguagem.
Além disso, as redações precisam seguir o tema proposto e estar de acordo com os critérios de avaliação, que incluem estrutura textual, domínio da língua portuguesa, criatividade e compreensão do tema.
Os alunos que se destacarem no concurso serão premiados com um kit escolar completo, contendo mochila, caderno, estojo, canetas, borracha e outros itens essenciais para a vida estudantil. O grande vencedor de cada escola ainda receberá uma bicicleta como prêmio. A entrega das premiações nas escolas será realizada nos dias 21 e 22 de novembro.
Projeto “Os cinco sentidos de um território”
Lançado em 2017, o projeto “Os cinco sentidos de um território” visa capacitar crianças e adolescentes para serem multiplicadores da valorização e conservação do meio ambiente. Por meio de oficinas, visitas técnicas e atividades práticas, o projeto explora a geodiversidade, biodiversidade e o patrimônio histórico-cultural da região. Com foco na sustentabilidade, o projeto tem sido um pilar importante na conscientização de alunos de municípios como Currais Novos, Lagoa Nova, Santana do Matos, Tenente Laurentino Cruz e São Vicente. Desde o início, o projeto tem impactado centenas de jovens, promovendo um maior envolvimento com a conservação do meio ambiente e estimulando um olhar atento para as riquezas naturais e culturais do Seridó. Várias escolas participam, promovendo o sentimento de pertencimento ao meio ambiente.
As iniciativas da Aliança Energia estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com destaque para o ODS 4, que promove a educação de qualidade, incluindo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.