Será realizado no dia 02 de janeiro, o primeiro teste sonoro periódico de 2025, com o acionamento das sirenes do Plano de Ação de Emergência (PAE) das usinas hidrelétricas de Aimorés – nas cidades de Aimorés (MG) e Baixo Guandu (ES) – e de Funil – em Lavras e Ribeirão Vermelho, no Sul de Minas.
Os testes ocorrerão a partir das 14h com o acionamento simultâneo das estações remotas. Cada toque terá duração de aproximadamente 20 segundos, seguindo o mesmo padrão de testes anteriores, realizados desde 2023, com mensagens de voz e som musical.
Esses testes continuarão sendo realizados mensalmente, sempre na primeira quarta-feira de cada mês e, excepcionalmente em janeiro na quinta-feira, devido ao feriado. O objetivo é garantir o correto funcionamento do sistema e o cumprimento da legislação vigente, sem a necessidade de deslocamento dos moradores para pontos de encontro.
Vale destacar que as duas usinas da Aliança, UHE Aimorés e UHE Funil, estão classificadas como de baixo risco e suas estruturas atendem plenamente aos fatores de segurança, conforme relatórios da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Os grupos de trabalho deste tema em cada localidade – compostos por representantes dos órgãos de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e da equipe da Aliança Energia – seguem com a rotina de acompanhamento e irão monitorar e supervisionar essas ações preventivas.