Hoje, 21 de setembro, é dedicado às comemorações do dia da árvore no Brasil. A data escolhida em razão do início da primavera e tem como principal objetivo propor uma reflexão a respeito deste importante recurso natural. Para a Aliança as árvores tem um lugar especial. Além do reflorestamento de áreas próximas às Usinas, a empresa também promove diversas iniciativas de educação ambiental, além de manter um Parque Botânico e um Viveiro de Mudas.
Confira!
Lavras, terra dos Ipês e das escolas
Figueira centenária é preservada no Parque Botânico em Aimorés
Todo adulto guarda lembranças da infância. Para a dona de casa Sônia Costa Wutk, 48 anos, uma das coisas que mais marcaram essa fase foi o contato com a figueira centenária, localizada na Fazenda Viçosa, onde o pai dela era caseiro. Por 20 anos, a família morou no local, que hoje abriga o Parque Botânico. É só avistar a árvore, situada no Teatro de Arena, no parque, para as recordações do tempo em que brincava ao redor dela virem à mente.
“Essa figueira foi tudo para mim. A gente não tinha muitos colegas na fazenda. Por isso, eu conversava com as árvores”, recorda.
A figueira era também uma espécie de “amiga protetora”, quando ela e o irmão queriam se esconder da mãe, por causa de alguma travessura. “Minha mãe dizia para a gente não subir na árvore, porque era muito alta, e ela tinha medo de a gente cair”, conta, demonstrando uma ponta de saudade.
A figueira foi testemunha de muitos outros acontecimentos. “Se essa figueira soubesse falar… Ela guarda muitas histórias, e não só as minhas”, revela, entre risos.