Os 34 membros da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Lavras (ACAMAR) receberam, na última semana, seu novo uniforme para as atividades 2022. O conjunto destinado à associação é composto por blusa, calça e botina de trabalho.
“Pra nós é muito importante que os uniformes sejam trocados anualmente para manter boas condições de trabalho dos associados. Sempre buscamos o apoio de outras empresas para melhorar o dia a dia da nossa atividade, do espaço que trabalhamos, da nossa logística e da própria produção. E poder contar com o apoio da Aliança esse ano foi muito importante pra nós“, comenta Renato Naves, presidente da ACAMAR.
A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Lavras é responsável pelo processamento de cerca de 100 toneladas de material mensalmente. A ACAMAR também realiza a coleta seletiva na UHE Funil, com uma média de coleta anual em torno de 600 quilos, entre papéis e plásticos separados na unidade.
Renata Mercês, analista de relacionamento social que acompanhou a entrega dos novos uniformes, reforça a importância do apoio à atividade da coleta seletiva no município.
“Particularmente fiquei muito feliz com a viabilização do apoio da Aliança para a ACAMAR nesse ano. Trabalhamos incansavelmente na Educação Ambiental para mostrar a importância da coleta seletiva para o meio ambiente e pra todos nós. Vamos, inclusive, tratar o tema no vídeo do mês de abril sobre conservação do solo. Incentivar, valorizar e realizar a coleta seletiva é dever de todos nós”, conclui.
Conheça um pouco mais do trabalho realizado pela Associação.
Coleta e transporte
A coleta seletiva acontece em todos os bairros do município de Lavras. Após logística diária, o material recolhido é trazido ao galpão para ser triado, pesado, prensado e, posteriormente, enviado para processamento final.
Triagem
Nesta etapa, os materiais são separados por categoria (plástico, papel, metal) e alocados em recipientes distintos para seguirem para as próximas etapas. Também nesta etapa são retirados do processo materiais que não são próprios à reciclagem.
Prensagem
Aqui, o material já triado é levado ao equipamento para compactação, formando pilhas de blocos mais fáceis para pesagem e transporte.
Armazenamento
Após prensagem, o material é pesado e empilhado. Em seguida, será conduzido à destinação final de processamento.
Veja mais na nossa galeria de imagens.