Agir para impulsionar negócios

img_4684

O Programa Agir tem apoio da Usina de Aimorés e já beneficiou 12 grupos, sendo sete na primeira edição, que termina neste início de ano, e cinco da segunda, que se inicia agora.

Nesta segunda estapa do Programa Agir foram contempladas as associações Campo em Arte (artesanato) e Talento e Esperança (culinária), ambas de Aimorés; das Mulheres Artesãs de Itueta Vila Neitzel (costura); do Grupo de Catadores de Itueta (reciclagem); e dos Catadores Unidos de Resplendor (produção de vassouras de pet).

A presidente da Associação Talento e Esperança, Telma Helena Gaigher, contou que a entidade conseguiu, em dezembro, o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), necessário para iniciar as atividades. “Se a gente for selecionada para participar do programa Agir, será mais uma vitória, pois já temos 29 barracas e um terreno de 700 metros”, comentou ela, semanas antes de saber que seriam uma das associações escolhidas.

Prospecção

A escolha dos participantes é feita após um levantamento de todos os empreendimentos sociais com potencial da região. Em seguida, é realizada uma análise individual para avaliar a viabilidade do empreendimento e, por fim, a seleção do negócio, considerando também os recursos disponíveis.

Na primeira fase, foram detectados 43 empreendimentos em quatro municípios: Baixo Guandu (ES), Aimorés, Itueta e Resplendor (MG), e sete foram selecionados. A cada edição do programa, é feita nova prospecção, mas com base no histórico.

Ovenil Domingos da Silva, da Associação de Desenvolvimento da Agricultura Familiar de Alto Capim, conta que a participação no Agir permitiu ao grupo profissionalizar a produção de doces e, com isso, aumentar a produtividade. Agora, os integrantes estão em campanha para conseguir recursos para adquirir equipamentos. “Já conseguimos R$ 30 mil e alguns aparelhos. Estamos muito animados para iniciar a fabricação”, conta, lembrando que, as mulheres faziam os doces e os entregavam na associação, que os distribuíam nas cantinas das escolas.

 

Confira a relação dos beneficiados Programa Agir:

1ª Fase

Associação Iluminarte (fábrica de lingerie e moda fitness) – Baixo Guandu/ES

Ilha da Fantasia Doces Artesanais (empreendimento familiar de fabricação de doces) – Baixo Guandu/ES

Associação de Desenvolvimento da Agricultura Familiar do Alto Capim (fábrica de doces de frutas) – Aimorés/MG

Associação das Mulheres Artesãs de Itueta – Amai (fabricações de uniformes, de artesanato e de peças íntimas) – Itueta/MG

Associação de Catadores (reciclagem) – Resplendor/MG

João Marin (empreendedor individual de fabricação de rapadura) – Resplendor/MG

Zezinho (empreendedor individual de fabricação de doce de fruta e de rapadura) – Resplendor/MG

 

2ª Fase

Campo em Arte (artesanato) – Aimorés/MG

Talento e Esperança (culinária) – Aimorés/MG

Mulheres Artesãs de Itueta – AMAI Vila Neitzel (costura) – Itueta/MG

Grupo de Catadores de Itueta (reciclagem) – Itueta/MG

Catadores Unidos de Resplendor (produção de vassouras de pet) – Resplendor/MG

Agir para impulsionar negócios - Aliança Energia

Últimas Notícias

A UHE Funil, situada na Bacia do Rio Grande, na região Sul de Minas Gerais, …

A Aliança Energia realizou, entre os dias 25 e 27 de março, uma Auditoria Integrada …

Será realizado no dia 02 de abril, o quarto teste sonoro periódico de 2025, com …

A Aliança Energia promoveu mais uma edição do treinamento em Análise de Vibração, com foco …