Para a Aliança o dia mundial da água, 22/3, é mais do que especial, afinal, a nossa matriz energética é hídrica. Ao longo dessa semana foram realizadas várias ações de educação ambiental junto as comunidades próximas das Usinas de Aimorés e Funil. Confira.
UHE Aimorés – Papo de gente grande – Alunos de seis escolas de Baixo Guandu, Aimorés, Resplendor e Itueta deram exemplo de consciência ambiental em bate-papo descontraído. Eles mostraram que são conhecedores de bons hábitos para o consumo da água e revelaram ações que no dia a dia evitam o desperdício e contribuem para a saúde do meio ambiente. Ao longo de todo o mês de março cerca de mil crianças terão participado dessa ação. Além das visitas às escolas, mais 180 estudantes de Aimorés participaram de dinâmicas educativas, oficinas e brincadeiras ecológicas no Parque Botânico Usina de Aimorés. “Aprendi várias coisas sobre a água. A partir de agora enquanto eu tomar banho vou desligar o chuveiro e enquanto escovar dentes vou fechar a torneira.” Vitória de Souza Lopes, 10 anos – Aluna do 5º ano da E.M. Teixeira Soares – Aimorés/MG
UHE Funil – Sinal verde para a conscientização: Motoristas recebem instruções durante blitz educativa em Ijaci/MG, próximo à Usina de Funil. Pare. Não vamos falar de trânsito. Vamos falar de outro assunto sério, que também cobra seu preço e a sua atitude pode contribuir para mudar o curso da nossa existência! Vamos falar de água? Essa foi a abordagem da equipe de educação ambiental da UHE Funil e do Projeto Pamirim – Patrulha Ambiental – realizadas no município de Ijaci. Durante a Blitz Ambiental, foram abordados mais de 200 veículos. A equipe também trocou óleo usado por barras de sabão ecológico, produzidos pela Artefunil, uma associação comunitária apoiada pela usina. Mais de 1500 barras de sabão ecológico foram utilizados nas ações. O reaproveitamento do óleo evitar que ele seja despejado em local impróprio, contaminando milhares de litros de água.