Aliança apoia curso de capacitação de pães e massa em São Vicente

Capa Capacitação pães e massas

Entre os dias 30 de junho e 4 de julho, foi realizado o curso de capacitação em pães e massas na comunidade de Baixa do Sítio, localizada no município de São Vicente, vizinho ao nosso Complexo Eólico Acauã, no Rio Grande do Norte. A iniciativa contou com a participação de aproximadamente 15 mulheres da região e foi realizada pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), com o apoio da Aliança Energia e da Prefeitura de Lagoa Nova.

O SENAR oferece programas voltados à formação profissional rural, promoção social e assistência técnica e gerencial. Com essa ação, a instituição buscou promover a geração de renda e ampliar os conhecimentos das participantes, trazendo novas perspectivas para o desenvolvimento local.

O curso foi ministrado pela instrutora e nutricionista Paula Ângela, que compartilhou com as alunas uma combinação de conteúdo teórico e prático, com foco na formação em pães e massas. Cada participante recebeu um livro de receitas e teve a oportunidade de produzir todas as preparações com o auxílio da instrutora.

“A palavra é gratidão a Deus e a nossa senhora por estarmos vivos e com saúde para podermos ter feito esse curso maravilhoso, muito obrigada professora Paula pelo carinho e dedicação, muito obrigada Gustavo pelo apoio e dedicação que você tem com todos nós muito obrigado ao presidente Dumont por nós liberar o espaço para podermos realizar esse curso e a Maria José sua esposa por todo apoio e ajuda obrigada a todas as participantes do curso porque todas nós formos guerreira por estamos ali buscando novos conhecimentos e que venha mais cursos e vamos colocar em prática se Deus quiser tudo que a gente aprendeu.” Ressaltou, Maria José, participante e moradora da Comunidade Baixa do Sítio.

“O Curso Fabricação de Pães e teve duração de 30 horas, as alunas tiveram um ótimo desempenho na parte prática e nas técnicas utilizadas, onde o SENAR tem como objetivo trazer tecnologias fáceis e práticas para o desenvolvimento das receitas, para que os participantes aprendam a fazer fazendo, gerando assim uma fonte de renda para suas famílias. As alunas desenvolveram várias preparações com precisão de acordo com as normas de higiene de manipulação de alimentos, aprenderam desde a seleção, manipulação dos ingredientes, pesagem e armazenamento até a elaboração de etiquetas e precificação correta.” Destacou a prestadora de serviço e instrutora do SENAR, Paula Ângela.

A iniciativa está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com destaque para três metas, o ODS 4, por meio da capacitação prática e teórica em pães e massas, o ODS 5, ao promover o empoderamento e a autonomia de mulheres da região, e o ODS 8, ao incentivar o empreendedorismo e a geração de renda local.

A Aliança acredita que, com o conhecimento adquirido, essas mulheres poderão dar os primeiros passos rumo a iniciativas empreendedoras, utilizando a produção de pães e massas como fonte de renda e valorizando os saberes locais. Além disso, entende que ações como essa fortalecem a autonomia econômica e social das comunidades do entorno dos empreendimentos.

Últimas Notícias

De terça a sexta-feira, dias 15, 16, 17 e 18 de julho, o trânsito pela …

Nos dias 1º e 2 de julho, aconteceu em Florianópolis (SC) mais uma edição do …

Será realizado no dia 02 de julho, o sétimo teste sonoro periódico de 2025, com …

Durante anos, a comunidade de Melancias de Cima, em Icapuí, no litoral do Ceará, conviveu …