Entre os dias 16 e 17 de maio, a Orquestra Ouro Preto (OOP) promoveu com o apoio da Aliança a 3ª edição da oficina de capacitação para músicos da Orquestra de Sopros de Icapuí, no Ceará, focada no ensino de técnicas de luteria. O objetivo da oficina é proporcionar aos participantes a habilidade e autonomia necessárias para realizar manutenções e pequenos reparos nos instrumentos de suas bandas. Assim como outras iniciativas do projeto Núcleo de Apoio a Bandas, a oficina de luteria foi cuidadosamente planejada levando em consideração as demandas regionais e as especificidades dos instrumentos de sopro. Os instrutores abordaram desde o conserto de molas quebradas e pequenos amassados até a confecção de sapatilhas, garantindo a funcionalidade dos instrumentos.
Essa parceria entre a Orquestra Ouro Preto e a Orquestra de Sopros de Icapuí, que já dura 5 anos, tem rendido frutos significativos. O conhecimento adquirido pelos líderes da corporação tem sido compartilhado para auxiliar outras bandas da região.
O maestro de sopros de Icapuí, Rudson Maia, ressalta a importância das oficinas de luteria no processo de ensino e aprendizagem como uma forma de geração de empregos para os jovens. Além disso, destaca-se a economia significativa proporcionada pelos reparos nos equipamentos. “A gratidão é expressa à Aliança por proporcionar essa capacitação, através do núcleo de apoio às bandas e da parceria com a Orquestra Ouro Preto.”
Luiz Felipe, aluno da Orquestra de Sopros de Icapuí, que toca clarinete, destaca “essa oportunidade única que a oficina de luteria oferece, reconhecendo que nem todos estão familiarizados com a manutenção dos instrumentos, uma parte importante do aprendizado musical. Expressa sua gratidão à Aliança e à Orquestra Ouro Preto.”
O professor de trombone e Regente do Instituto Federal de Pernambuco, Laicon Lourenzo atua na área de luteria há 25 anos, tanto na educação musical quanto na esfera profissional. Ele expressa surpresa com o grande interesse dos participantes pela área e destaca os benefícios do curso, que além de salvar vários instrumentos, oferece oportunidades profissionais e pessoais. “O curso abre portas para um futuro melhor para os participantes.”
A Aliança investe e acredita que ao oferecer oportunidades de capacitação e aprendizado, enriquecem o social e capacita indivíduos a alcançarem seu potencial máximo. Essas ações impactam o presente e constroem um caminho para um futuro mais promissor e inclusivo para todos os envolvidos.