Os alunos da Escola Municipal Manuel Pereira Ramalho, em Ribeirão Vermelho, foram agraciados pela Aliança com o troféu conquistado no 27º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM, pelo curta-metragem “Memórias da Infância”, que recebeu o Prêmio Especial do Júri Oficial.
O 27º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM tem como objetivo impulsionar a formação de público, difundir obras inéditas e viabilizar o debate de temas da plataforma audiovisual tem sido plenamente atingido. Mais do que isso, a cada ano aumenta a procura do público e a participação de cineastas, diretores e produtores do mercado audiovisual que atuam no Brasil e nos países do Mercosul.
Patrocinado pela Aliança por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com realização do Instituto Marlin Azul e da Secretaria Especial da Cultura (Ministério do Turismo – Governo Federal), o curta-metragem foi inspirado pelo poema “Infância”, de Carlos Drummond de Andrade. Nele, as crianças entrelaçam suas memórias mais delicadas, como brincar na várzea com irmãos, cuidar de pintinhos, buscar a vaca no pasto ou tomar banho de rio de água limpa e cheia de peixes.
A entrega do troféu ocorreu durante a formatura dos estudantes e incluiu uma homenagem especial à Aliança Energia e ao Instituto Marlin Azul. Os alunos compartilharam a emocionante jornada desde a visita ao Centro de Educação Ambiental – CEA Funil, onde foram cadastrados, até as etapas de produção do filme. Emocionados, destacaram todos os festivais nos quais o filme participou e expressaram a alegria da escola ao conquistar o troféu.
Segundo Renata Oliveira, analista de Relacionamento com a Comunidade “o momento da entrega do troféu de melhor filme de curta animação do 27º FAM nas mãos da professora Adriane e dos seus alunos foi emocionante e vai além de um objeto a ser conquistado, mostra o quanto o filme ficou maravilhoso e de uma generosidade de sentimento. Tive a felicidade de acompanhar a construção do curta junto dos alunos em sala de aula e, a cada etapa do filme era uma descoberta, um resgate da história contada por eles. Cada traço desenhado, gravações das vozes, movimentação das peças desenhadas e recortadas era uma certeza de que o filme seria um sucesso. Com o troféu nas mãos antes da entrega, pensei hoje veio o tão esperado reconhecimento, hoje, tudo que eles vivenciaram se tornou realidade” comemora.
Esta conquista não apenas celebra a dedicação e talento dos alunos, mas também ressalta o compromisso da Aliança em apoiar e incentivar a expressão artística e cultural. Parabéns aos alunos da escola Municipal Manuel Pereira Ramalho por contribuírem para a construção de memórias inesquecíveis e inspiradoras.