Hoje é tempo de voltar o olhar para aqueles que trilharam caminhos e abriram espaço para conquistas que sustentam a trajetória. Nesta data, reconhece-se quem carrega experiências, saberes e conhecimentos que moldam a convivência e ampliam a visão de mundo.
A Aliança valoriza as parcerias e os encontros. Por meio de visitas e do apoio aos Conselhos Municipais do Idoso, desenvolve ações que alcançam municípios no Ceará, em Minas Gerais e no Rio Grande do Norte, iniciativas que promovem participação, presença e atenção, iniciativas que fortalecem a participação social, promovem presença ativa e demonstram nosso cuidado com quem mais precisa.
Em Icapuí (CE), são realizados grupos que participam de práticas voltadas para exercícios laborais e atividades de resgate e preservação da cultura local. Na comunidade de Redonda, são a acompanhados quarenta participantes que vivenciam encontros com atividades culturais, como é o caso dos ensaios do Pastoril, tradição local que mistura teatro, música e dança.
Maria Bernadete da Silva, de 60 anos, é participante do projeto. Ela destaca:
“esse projeto é muito bom. A gente tem para onde ir nas tardes de segunda, o tempo passa rápido aqui. Vocês fazem muitas coisas gostosas. A gente fica em casa só trabalhando, e aqui a gente se distrai, conversa, brinca, come. É muito bom aqui. Quero agradecer a quem criou esse projeto.”


No Centro de Icapuí na Casa de Cultura Cores da Vida, acontece o Projeto Retratos do Tempo com atividades lúdicas e passeios.

Na comunidade de Vila Nova, o projeto Viva Mais oferece atividades lúdicas, confecção de artesanato e passeios.


Em Manibu e nas comunidades próximas, como Córrego do Sal, são promovidos jogos e outras práticas voltadas à convivência.
Em Minas Gerais, na UHE Funil, a Aliança recebeu visitantes do Lar Esperança e Vida Mateus Loureiro Ticle, da cidade de Lavras. O encontro possibilitou que os atendidos conhecessem o funcionamento da usina e vivenciassem uma nova experiência. Como relatou Viviane, psicóloga da instituição: “A experiência foi extremamente satisfatória para todos! Nossos pacientes tiveram a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento da usina, entender como a energia é gerada e ver na prática o que muitas vezes só conhecemos em teoria. Foi um momento de aprendizado, curiosidade e troca e, acima de tudo, de alegria por vivenciar algo novo e enriquecedor.”



As iniciativas da Aliança estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com destaque para o ODS 3 – Saúde e bem-estar, ODS 4 – Educação de qualidade, ODS 10 – Redução das desigualdades e o ODS 17 – Parcerias e meios de implementação.




Essas ações, viabilizadas por meio da destinação de recursos incentivados, reforçam o empenho da Aliança em construir espaços que acolham, apoiem escolhas e reconheçam trajetórias, contribuindo para a construção de um presente que respeita cada história.