Para o Dia do Voluntário Social, que é celebrado em 07 de julho, mostramos mais uma ação de educação ambiental que foi realizada pela Aliança Energia, no sábado, dia 01/07, na praia de Requenguela, em Icapuí/CE. A ação ambiental teve como objetivo sensibilizar a população sobre a importância da biodiversidade. A atividade contou com a participação dos funcionários e terceiros da empresa e jovens da mentoria social do programa Aliança Voluntária, além dos voluntários da comunidade de Icapuí.
Segundo a analista da Aliança, Maria Rodrigues “a limpeza de praia faz parte das ações de educação ambiental realizadas em Icapuí pela empresa, as ações envolvem escolas, comunidades, associações e parceria com o poder público. Essa atividade foi de muita valia, pois, conseguimos chamar atenção para a importância da preservação da biodiversidade local e de como o descarte do lixo impacta diretamente no meio ambiente local”, conclui Maria.
A senhora Maria de Fátima Santos, de 74 anos, que é moradora de Icapuí, comemora a oportunidade de participar da ação “o evento não se trata só de uma simples limpeza, mas essa juventude que veio participar é muito importante. Pois, é um grande aprendizado para cada um, tem muita novidade. Coisa assim que eles nunca imaginavam que tinham na praia eles encontraram. É algo de muita importância que você vai aprendendo a dar valor. Eu agradeço a Aliança por ter feito esse evento aqui na nossa comunidade, foi um evento muito grandioso para nós e vale muito a pena. Eu amo esses eventos e não participei mais porque o sol já estava quente, mas eu fiz logo a primeira limpeza. Eu fiz a minha parte, e vamos juntos para mais ações, finaliza Maria.
De acordo com Rômulo Filho “Fui convidado para o evento pelo meu pai, que é funcionário da empresa Aliança. Achei a ação super bacana, eu e minha dupla em 30 minutos conseguimos recolher dois sacos de lixo na praia. Isso mostra que é mais que necessário esse tipo de ação. E parabéns para a Aliança por ter recolhido lixo na praia. Temos que fazer mais vezes porque a natura agradece”.
O Ytalo é um dos mentorados da Aliança que fez parte da ação de limpeza. Ele conta que gostou muito da ação promovida pela Aliança. “Muitos deveriam fazer e não só as empresas. Porque é através do mar que a gente consegue o nosso alimento, nosso sustento e emprego de muitos pescadores”, concluiu Ytalo.
Para finalizar a ação, o lixo recolhido foi levado para o CESI e a empresa responsável pela coleta de resíduos fará o descarte de forma reciclável.
Ações como essa são importantes para as comunidades locais que utilizam os recursos hídricos como fator de sustento e desenvolvimento.