Aliança Energia apoia novo projeto de Bovinocultura em São Vicente

Capa Bovinocultura

No mês de outubro, foi iniciado o Projeto de Bovinocultura, com o apoio da Aliança Energia, desenvolvido em parceria com o SEBRAE e a Associação de Moradores da Baixa do Sítio, no município de São Vicente (RN), comunidade situada no entorno do Complexo Eólico Acauã. O projeto tem como objetivo melhorar a produtividade e a qualidade dos rebanhos bovinos de leite, por meio de assistência técnica especializada e do uso de biotecnologias reprodutivas, promovendo benefícios diretos aos produtores locais.

A região vem se destacando na produção leiteira familiar, especialmente em pequenas propriedades com animais de alto potencial produtivo. A empresa, entretanto, reconhece a necessidade de um acompanhamento técnico contínuo para ampliar a renda dos produtores e contribuir para o combate ao êxodo rural.

O projeto busca fortalecer a cadeia da bovinocultura de leite na região por meio de um conjunto de ações integradas. Entre elas, destacam-se a realização de consultorias técnicas mensais, a promoção de capacitações em boas práticas de ordenha, manejo nutricional, sanitário e reprodutivo, além da implementação de protocolos de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). O projeto também prevê o estabelecimento de calendários sanitários, a avaliação de indicadores zootécnicos, a realização de análises semestrais de leite e a oferta de suporte técnico contínuo aos produtores, garantindo acompanhamento e orientação permanentes para o aprimoramento da produção leiteira local.

Com essas ações, o projeto espera alcançar bons resultados, como o aumento da taxa de prenhez, a redução do intervalo entre partos e a elevação da produção e da qualidade do leite. O projeto também busca o crescimento da renda familiar, a redução dos custos com sanidade animal e a sustentabilidade, por meio da adesão às boas práticas agropecuárias, contribuindo para a diminuição do êxodo rural e para a produção leiteira familiar na região.

Durante a reunião de abertura, realizada com os produtores e consultores do SEBRAE, ocorreu a primeira visita de intercâmbio produtivo, na qual os participantes conheceram uma fazenda no município de Tenente Laurentino Cruz. A visita teve como propósito demonstrar, na prática, o potencial dos resultados que o projeto pode proporcionar.

Em alinhamento o propósito da empresa “Energias que impulsionam vidas”, Gustavo Xavier, analista de Relacionamento com a Comunidade da Aliança, destaca: “este projeto reforça o compromisso da Aliança em promover o desenvolvimento sustentável e gerar oportunidades para os produtores rurais da região de Acauã. A iniciativa oferece suporte técnico e acompanhamento especializado àqueles que, muitas vezes, não dispõem de recursos ou orientações adequadas para ampliar suas atividades.”

Segundo Vlademir Barbosa de Medeiros, zootecnista e um dos consultores do SEBRAE que atua no projeto, “a assistência técnica continuada, com visitas mensais, tem como principal objetivo ajudar os produtores a alcançarem maior produtividade, melhorando os índices produtivos e a qualidade do leite através de análises laboratoriais e do controle reprodutivo do rebanho. Com isso, esperamos que eles consigam reduzir os custos de produção, aumentar a lucratividade e se mantenham nas propriedades rurais onde nasceram e se criaram.”

As ações do projeto estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com destaque para o ODS 1 – Erradicação da Pobreza, ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável e o ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico.

Para a Aliança o projeto representa mais um passo na consolidação de parcerias estratégicas e na promoção da responsabilidade social, ampliando a presença e a contribuição da empresa para o crescimento sustentável da comunidade local, gerando benefícios na vida das famílias e na produção leiteira familiar na região.

Últimas Notícias

A Aliança Energia foi destaque na série especial COP30 – Nordeste Sustentável, exibido pela Inter …

Entre os dias 29 e 31 de outubro, o Museu Quilombola da Macambira, localizado em …

A Aliança Energia realiza no dia 10 de novembro, o teste sonoro periódico com o …

Em uma iniciativa estratégica voltada à excelência na segurança de barragens, a Aliança Energia recebeu …