Aliança Energia celebra a premiação do 1º Concurso de Cordel em Icapuí (CE)

Capa Nova Intranet (7)

No dia 2 de setembro, alunos, professores e representantes da comunidade se reuniram no Centro de Memória Popular Chico Bagre, em Icapuí (CE), para celebrar os vencedores do 1º Concurso de Cordel promovido pela Aliança Energia. Com o tema “Por que a energia renovável é importante para o nosso futuro?”, o concurso envolveu seis escolas públicas do município e revelou talentos entre os estudantes do 9º ano do ensino fundamental.

Ao todo, 53 alunos se inscreveram na primeira etapa, demonstrando o engajamento das escolas e o interesse dos jovens pelo tema. A seleção dos cordéis foi feita em duas etapas. Na primeira, cada escola escolheu os textos entre os inscritos, com base em critérios como criatividade, estrutura e métrica. Na segunda, os 25 cordéis finalistas foram avaliados por um comitê multidisciplinar formado por profissionais das áreas de Responsabilidade Social e Meio Ambiente da Aliança Energia, garantindo sensibilidade cultural e técnica na escolha dos vencedores.

A estudante Mikaela Barreto dos Reis, da E.E.F Profª Joana Marques Bezerra, foi reconhecida com o 1º lugar e recebeu como prêmio um notebook. Seu cordel encantou pela fluidez poética e consciência ambiental. Em um dos trechos, Mikaela escreveu:

“Num mundo que sempre gira
ocorre muita mudança
A natureza suspira
e clama por esperança
Os ventos giram constante
Com uma energia pulsante
Na força da Aliança.”

Emocionada, ela declarou:

“Esse computador vai me ajudar muito nos meus estudos, vai melhorar muito. E eu quero agradecer primeiramente a Deus por ter feito com que eu conquiste esse prêmio. É uma coisa muito importante pra mim. Também aos meus familiares, minha mãe, meu pai, que nunca saíram do meu lado, sempre me apoiaram nessa trajetória. E também à gestão escolar e à minha professora de língua portuguesa, a Joyce, que foi um auxílio muito grande pra eu vencer esse concurso. Eu também queria agradecer à Aliança pela oportunidade de participar desse concurso e de ganhar esse prêmio que vai ser fundamental na minha vida.”

O 2º lugar ficou com Vinicius da Silva Pereira, da E.E.F Francisco Ezequiel da Costa, que foi premiado com uma bicicleta. Ele compartilhou sua gratidão:

“Ganhar essa bicicleta em segundo lugar é algo muito gratificante para mim. A minha maior inspiração veio da minha professora Priscila, porque se não fosse pelo incentivo dela eu nem teria participado. Eu sempre duvidei da minha capacidade e achava que nunca conseguiria, mas Priscilla me fez acreditar que eu era capaz. Também quero agradecer à Aliança por me dar essa oportunidade incrível.”

Em 3º lugar, Rutyellen Soares da Cruz, da E.E.F Raimunda Lacerda Damião, foi premiada com um Kindle, celebrando sua criatividade e dedicação ao gênero do cordel.

Além dos prêmios principais, os cinco cordelistas selecionados em cada escola receberam um kit escolar completo, com mochila, caderno, canetas, lápis, borracha, corretivo, apontador, marca-texto e estojo. As escolas dos três primeiros colocados foram agraciadas com troféus, enquanto os professores responsáveis receberam certificados e uma cesta de chocolates.

A professora Priscila Maciel dos Santos, da escola de Vinicius, destacou o esforço dos alunos:

“Mesmo com os desafios, porque o cordel exige algumas métricas e eles não estavam tão familiarizados com a escrita do cordel, eu fiquei ali incentivando para eles não desistirem. Aí eles continuaram e nós temos graças a Deus a finalização desse concurso com a nossa escola ganhando em segundo lugar.”

Francisco Alexandre da Cruz, da Coordenação Pedagógica da Escola Joana Martins Bezerra, celebrou o desempenho de Mikaela:

“Foi um trabalho minucioso… A aluna Mikaela já tinha conhecimento do gênero textual cordel. Eu já tinha certeza que ela estava entre o primeiro ou o segundo lugar… O sentimento é de felicidade, de que o trabalho está sendo feito na Coordenação Pedagógica. Que venham outros, e outros, e outros… O sentimento da escola é de gratidão.”

Joseane Viola, Coordenadora de Relacionamento com Comunidades e Inovação Social da Aliança Energia, emocionou-se ao falar sobre o impacto do projeto:

“Foi um verdadeiro marco o cordel. Vi isso em cada obra que tive a oportunidade de ler… Vocês souberam trazer informações sobre a energia renovável, um tema tão importante, no formato do cordel. Foi uma mistura linda de meio ambiente, cultura e criatividade… Nossa intenção é transformá-lo em uma produção que alcance muitas outras pessoas.”

A iniciativa da Aliança Energia está diretamente alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O concurso promoveu educação de qualidade (ODS 4), ao incentivar a leitura e escrita entre jovens, estimulando o protagonismo estudantil e o desenvolvimento de competências linguísticas e criativas.

Também abordou o tema da energia limpa e acessível (ODS 7), ao provocar reflexões sobre fontes renováveis e seu papel na construção de um futuro mais sustentável para todos.

Ao incentivar a produção de cordéis com temática ambiental, o projeto contribuiu para a ação contra a mudança global do clima (ODS 13), despertando consciência ecológica e responsabilidade entre os participantes.

A valorização da cultura local e o engajamento da comunidade escolar reforçaram o compromisso com cidades e comunidades sustentáveis (ODS 11), ao integrar saberes populares e educação formal em uma experiência transformadora.

Por fim, a realização do concurso evidenciou a importância das parcerias e meios de implementação (ODS 17), ao unir empresa, escolas, educadores, estudantes e artistas em torno de um objetivo comum: promover conhecimento, cultura e sustentabilidade.

Mais do que uma competição, o concurso foi um convite à descoberta de talentos, à valorização da cultura nordestina e à reflexão sobre o futuro do planeta. Que venham outros cordéis, outras histórias e mais oportunidades de transformar palavras em ação.

Últimas Notícias

No último dia 13 de outubro, a UHE Porto Estrela alcançou um marco de 17 …

Confira a Oportunidade Funcionários, estagiários e terceiros poderão se candidatar para a vaga de Engenheiro(a) …

No dia 16 de outubro, a Aliança participou de uma live promovida pela ENGIE, ao …

Hoje, 21 de outubro, celebra-se o Dia Mundial da Economia de Energia, uma oportunidade para …