No dia 14 de dezembro, a Aliança Energia participou da culminância (o momento de maior realização) dos projetos comunitários desenvolvidos na comunidade Morro Pintado, e no último sábado, 21 de dezembro, em Gravier, consolidando avanços em sustentabilidade e qualidade de vida para as comunidades locais. Os eventos reuniram famílias beneficiadas e parceiros institucionais, comemorando os resultados alcançados em 2024 e apresentando novas perspectivas para 2025.
Sustentabilidade e geração de renda em Gravier
O projeto de criação de aves, conduzido em parceria com a Ematerce e a Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente de Icapuí (Sedemade), foi o destaque na comunidade de Gravier. Desde o início da iniciativa, em 2024, as 12 famílias participantes têm recebido assistência técnica contínua, incluindo orientação veterinária e suporte nutricional, para a saúde das aves e a qualidade dos produtos gerados.
Com quatro aviários e um total de 400 aves, divididos em três grupos, o projeto representa uma futura fonte de renda para as famílias. Além disso, para 2025, estão previstas capacitações em bancos de proteínas e na elaboração de planos de negócios. A parceria com a Prefeitura de Icapuí também impulsionará o desenvolvimento local, com a aquisição de ovos por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Saúde e bem-estar no Morro Pintado
A Associação de Moradores de Morro Pintado celebrou o projeto Rejuvenescendo a Vida, que atende idosos com atividades voltadas para a saúde física e mental, como a yoga. Com aulas realizadas às terças e sextas-feiras, a iniciativa reúne entre 8 e 10 participantes, na faixa etária de 60 a 80 anos.
Maritza Rebouças, professora de yoga do projeto, enfatiza os benefícios das atividades: “Os alunos relatam que se sentem mais leves, dormem melhor e sentem menos dores após as aulas. É gratificante ver como o projeto impacta a qualidade de vida de cada um”.
Entre os relatos, Elisabeth Maia, moradora de Morro Pintado, compartilha como as aulas têm sido fundamentais para lidar com os problemas nos tendões de tornozelos e punhos: “Sinto uma grande melhora nos movimentos e não perco uma aula”. Já Vera Lúcia Miculis Rebouças, de 76 anos, moradora da comunidade Peixe Gordo, relata que, mesmo convivendo com artrite e artrose, tem encontrado alívio e flexibilidade para o dia a dia graças ao alongamento proporcionado pela prática de yoga.
Os projetos desenvolvidos pela Aliança Energia refletem um compromisso contínuo com a transformação social e ambiental nas comunidades de Gravier e Morro Pintado. As iniciativas fortalecem vínculos comunitários, promovem a sustentabilidade e oferecem novas perspectivas de desenvolvimento para todas as faixas etárias. Essas ações estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), em especial os ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), ODS 4 (Educação de Qualidade), e ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis), reforçando o impacto positivo nos âmbitos social, ambiental e econômico.